2022/01/03

Notícias do dia

Carros eléctricos com desconto nos carregamentos via Fundo Ambiental; sites da SIC e Expresso foram controlados por hackers; motherboard ASUS Maximus Z690 Hero com condensador invertido que faz arder componentes; iPhone 14 vai trocar notch por furo; era BlackBerry chega ao fim; um século de gasolina com chumbo - uma vergonha da indústria automóvel; França obriga anúncios de carros a recomendarem métodos alternativos menos poluentes; Universidade apaga 77 TB de investigações por engano.

Enquanto finalizamos o nosso mega-passatempo de Natal - e preparamos o regresso aos passatempos semanais habituais - fiquem com as notícias do dia.

Aviação e 5G em conflito nos EUA

Os operadores de telecomunicações nos EUA não acederam aos pedidos das agências de aviação para adiarem a entrada em funcionamento do 5G perto dos aeroportos. Em causa está o receio das frequências utilizadas no serviço 5G poderem interferir com o radar-altímetro de alguns aviões mais antigos, podendo gerar leituras erradas.

Pelo seu lado, a Verizon e AT&T acusam as companhias de quererem suspender a activação do serviço 5G como forma de as pressionarem a comparticipar os custos da substituição dos equipamentos antigos susceptíveis às interferências. Esperemos é que, entre acusações de parte a parte, não se venha a assistir a nenhuma tragédia, com algum desastre aéreo causado por uma altitude errada devido a esta guerra de frequências.

Actualização: Afinal as operadoras decidiram que o risco não valia a pena, e adiaram o 5G por duas semanas.


Alienware Concept Nyx faz streaming de jogos para qualquer ecrã

A Alienware está a explorar uma forma de tornar universal o acesso aos jogos PC a partir de qualquer dispositivo ou ecrã. Com o seu Concept Nyx não só é possível jogar um jogo do PC no televisor da sala, ou num tablet, como leva a ideia ainda mais longe, permitindo o streaming de vários jogos em simultâneo, de modo a que um jogador possa estar a jogar um jogo na sala enquanto outro joga outro jogo no seu smartphone ou tablet.

Claro que para isso é preciso ter um PC com hardware capaz de correr múltiplos jogos simultaneamente (o que até poderá não ser difícil se se limitar a resolução a Full HD ou reduzir a qualidade gráfica - especialmente em jogos que nessas condições correriam a mais de 120 fps) e ainda há que somar toda a componente do streaming. Mas, a ideia é interessante, e as demonstrações feitas mostram que é tecnicamente possível. Resta saber se não irá enfrentar as habituais burocracias de licenciamento, se algum estúdio ou editora começar a alegar que um jogo vendido para PC não deverá poder ser jogado noutro dispositivo que não o PC onde foi instalado.


Apple descontente com limitações do Bluetooth

Enquanto vai preparando os próximo AirPods Pro 2, que se espera que possam ser compatíveis com o nível de qualidade lossless que a Apple adicionou ao Apple Music, o responsável da Apple vai também "queixando-se" das limitações do Bluetooth, que dificultam atingir esse nível de qualidade.

Para quem estiver habituado a usar headphones ou saída de áudio por cabo, a mudança para o Bluetooth é acompanhada por uma notória limitação na qualidade, que não é facilmente esquecida. Mas a Apple diz que ainda há uns "truques" a que pode recorrer para espremer o máximo das capacidades do Bluetooth, e seguramente iremos ver isso na próxima geração de AirPods Pro 2, que também poderão trazer uma caixa com capacidade para tocar som para mais fácil localização em caso de ficar perdida algures.


Samsung prepara TVs compatíveis com NFTs

A Samsung parece já ter escolhido a próxima moda a tentar impingir aos consumidores. Depois do 3D, vamos ter televisores compatíveis com NFTs. A ideia será os consumidores poderem comprar e ter acesso a arte digital "certificada" via NFTs.

Espero apenas que a era destes NFTs nos televisores se extinga com ainda maior velocidade que o 3D. Além de que, quem é que irá confiar qualquer tipo de NFT a um televisor, quando bastam alguns anos para as Smart TVs perderem direito a actualizações e obrigarem os seus donos a desenrascarem-se para continuar a ter acesso a coisas como o YouTube, Netflix e outros serviços? Mas talvez até seja uma excelente ideia, pois será uma questão de tempo até algum consumidor processar a Samsung por alguma vulnerabilidade na TV ter permitido que hackers roubassem os seus NFTs.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: A origem do ano bissexto remonta a 45 A.C. e à reforma do calendário Romano por Júlio César, decretando que se deveria adicionar um dia extra a cada quatro anos para manter o calendário melhor sincronizado com o ano solar. O calendário Juliano manteve-se inalterado durante cerca de 1600 anos, até haver novo ajuste com a passagem para o calendário Gregoriano em Outubro de 1582.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)