2022/01/15

Sensor de temperatura para Home Assistant por $6

Monitorizar a temperatura em casa é um dos passos essenciais para quem se aventura nas "casas inteligentes", e é possível criar o próprio sensor por valores muito reduzidos.

Além do controlo da iluminação e sensores de movimento, os sensores de temperatura são um elemento essencial para quem quer ter o máximo conforto em sua casa com o máximo de eficiência. Hoje em dia não faltam opções nesta área, com coisas como os diminutos sensores Aqara de temperatura e humidade (que são ZigBee e precisam de um hub), ou os mais recentes sensores de temperatura da Shelly (que já são WiFi).

Mas quem preferir uma abordagem mais "faça-você-mesmo", pode criar os seus próprios sensores de temperatura e humidade, por baixo custo, e com integração directa com o Home Assistant.

Os ingredientes principais são um D1 Mini ESP8266 com ESPHome e um sensor DHT22 de temperatura e humidade.
O preço pode ficar por menos de 10 euros, dependendo da caixa escolhida (ou impressa em 3D) - mas há que ter em conta que, ao contrário das propostas comerciais referidas, este necessita de ter alimentação permanente via USB, ou adicionarem os componentes necessários para que possa funcionar com uma bateria (e nesse caso, o custo total poderá aproximar-se dos produtos já feitos).

Pelo lado positivo, ficam com o conhecimento necessário para expandir as capacidades de um simples sensor a coisas mais complexas, como tornar este sensor num "multi-sensor" capaz de detectar nível de luminosidade e vibrações, ou de lhe adicionar um LED RGB para poder dar feedback visual do que quiserem.

1 comentário:

  1. Os sensores DHT não são muito precisos comparadamente com outros sensores disponíveis no esphome

    ResponderEliminar