2022/02/11

Apple lança iOS 15.3.1

A Apple lançou o iOS 15.3.1 para corrigir uma vulnerabilidade WebKit que estava a ser usada em ataques.

Apenas duas semanas após o lançamento do iOS 15.3 para corrigir umas falhas no Safari, a Apple apressa-se a lançar o iOS 15.3.1 para corrigir outra vulnerabilidade no WebKit que poderia comprometer os equipamentos, e que estaria a ser utilizada activamente em ataques.

A acompanhar o iOS 15.3.1 temos também o iPadOS 15.3.1, watchOS 8.4.2 e macOS Monterey 12.2.1 - este último tendo também correcções de problemas com o Bluetooth nos Macs e do consumo excessivo de bateria.

A frequência das actualizações devidas a falhas no Safari / WebKit tem sido elevada, e vem mais uma vez relembrar a necessidade da Apple passar a tratar o Safari como app actualizável independentemente no iOS e iPadOS. Dessa forma, poderia fazer até actualizações diárias, ou sempre que quisesse, sem ter que as pendurar numa (quase sempre inconveniente) actualização de sistema. Veremos quantas mais actualizações de segurança terão que ser feitas à pressa até que a Apple chegue a essa conclusão.

1 comentário:

  1. Eu acho que as atualizações modulares são uma solução à procura de um prolema. Se de facto a Apple fosse lenta a lançar as atualizações, mas isso não acontece. Aliás, é um exemplo na indústria a levar as versões x.y.z rapidamente e a um conjunto de equipamentos com já vários anos após o lançamento.

    ResponderEliminar