2022/02/02

DeepMind cria AlphaCode para programar tão bem quanto os humanos

A Inteligência Artificial DeepMind criou um sistema chamado AlphaCode, que consegue programar tão bem quanto a maioria dos humanos.

Poderia ser o prefácio para uma história de ficção científica, mas neste caso estamos a falar da realidade. Temos uma Inteligência Artificial que criou outro sistema de inteligência artificial que é capaz de resolver problemas de programação como os que são habitualmente dados aos programadores.

Mesmo tendo em conta que a aprendizagem não foi feita "por acaso", usando como base o código disponível no GitHub, não deixa de ser surpreendente que o AlphaCode tenha conseguido atingir um nível que o deixou ao nível dos 54% melhores resultados, subindo para os melhores 28% se se tiver em conta os resultados de todas as participações nos últimos três meses.
Será uma questão de tempo até vermos o DeepMind ou um seu sucessor com capacidade de programação de uma AI mais evoluída, ou capaz de se auto-melhorar, e elevar a sua capacidade para além daquilo que programadores humanos seriam capazes?

Talvez sim, mas por agora ainda não há que ter grandes receios, já que nenhum destes sistemas, por impressionante que seja, é verdadeiramente capaz de "pensar" - e basta relembrar aqueles exemplos de como basta alterar alguns pixeis numa fotografia, para que um rosto passe a ser irreconhecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)