2022/02/12

Elon Musk quer ver Starship no espaço este ano

Elon Musk fez uma actualização do que se passa com o programa Starship, com o qual espera revolucionar o acesso ao espaço e servir como forma de acesso para a colonização de Marte.

Para além de podermos ver uma Starship em configuração completa: Starship e Super Heavy - mas que aparentemente ainda não estariam prontas para um voo real - Musk diz que tudo tem avançado a bom ritmo. A SpaceX tem-se focado na simplificação do design e redução de custos, assim como na praticabilidade de todo o sistema. A torre de lançamento também serve como torre de montagem, empilhando a Starship no topo do booster Super Heavy, e se tudo correr como previsto, também terá capacidade para "apanhar" o booster Super Heavy quando este regressa à terra.
Musk diz que, quando tudo estiver afinado, será possível ter uma Starship pronta para relançamento em 6 a 8 horas, e os boosters Super Heavy prontos em apenas 1 hora, possibilitando uma redução de custos para alguns milhões de dólares por lançamento - ou até mesmo apenas 1 milhão por lançamento, o que seria praticamente "gratuito" face aos custos actuais.

Possibilitando as ambições de Musk, a Starship também está preparada para reabastecimento em órbita, para possibilitar viagens interplanetárias - até Marte, neste caso, embora continuem por abordar todas as imensas dificuldades que isso representa.

Por agora ficamos a aguardar o primeiro voo orbital de uma Starship, que por agora está dependente da SpaceX obter autorização para fazer lançamentos a partir do Texas, caso contrário enfrentará um atraso de 6 meses para construir novas torres de lançamento na Florida.



1 comentário: