2020/11/28

O sonho (impossível?) de colonizar Marte

É fácil ficar maravilhado e contagiado com a ideia de que será possível colonizar Marte já nas próximas décadas, mas a realidade revela um panorama bastante mais complicado e potencialmente impossível durante muitas centenas de anos... ou até mesmo para sempre.

Eu faço parte do grupo de pessoas que cresceu com o sonho de ser astronauta, e vibrar com cada episódio do Cosmos (o original, de Carl Sagan) que passava na TV. Por isso mesmo, não me custa nada estar na linha da frente a sonhar de forma optimista quanto à possibilidade de superarmos todas as adversidades e dificuldades na aventura da exploração especial; e também ficar entusiasmado com os grandes avanços que a SpaceX vai fazendo, e as intenções de nos próximos anos estar a fazer chegar a Starship à Lua, e depois a Marte. No entanto, a insistência de Musk de "pintar" o planeta vermelho como sendo o destino ideal para os colonizadores humanos, poderá ser um grande equívoco.

Estamos numa fase em que, o simples acto de chegar a Marte é um desafio técnico enorme, mas mesmo que isso seja superado - em termos de permitir uma viagem interplanetária de longa duração, segura para os astronautas em termos de protecção contra a radiação - poderemos ficar muito desapontados ao chegar ao destino, e ver que aquilo não é nada do que se está à espera, ao estilo de um aluguer no Airbnb que nos prometia uma suite de luxo, e se revela ser um terreno baldio. Marte pode ter sido ilustrado como sendo uma alternativa à Terra por décadas de histórias e filmes de ficção científica, mas a realidade é que aquilo pouco mais é que um calhau desolado que estará continuamente a tentar matar qualquer humano que lá ouse pousar os pés.

A atomosfera de dióxido de carbono está quase no limite de nem poder ser considerada uma atmosfera, nada fazendo para proteger contra a radiação solar, e com uma pressão atmosférica de 0.6% da da Terra - na prática fazendo como que seja quase praticamente igual a estar no vácuo do espaço. As temperaturas também estão longe de ser convidativas, com uma temperatura média de -63ºC e podendo chegar aos -123ºC (ao menos não haverá problemas a armazenar vacinas contra Covid-19) e, se tudo isso não for suficiente, temos ainda o pequeno grande detalhe de que a gravidade em Marte é de apenas 37.5% a da Terra, o que faz com que uma pessoa de 80 kg pesasse apenas 30 kg.

Ou seja, tudo isto, combinado, faz com que Marte seja tão "convidativo" para potenciais colonizadores como qualquer asteróide ou qualquer outro calhau espacial que se encontre a vaguear pelo espaço, e a única coisa que oferece é um chão sólido onde se poderiam construir coisas (e potencialmente metano e gelo). Mas tendo em conta todos os contras, poderá ser mais convidativo considerar propostas como as cidades flutuantes em Vénus, onde não se teria "chão" mas teríamos condições bastante mais atractivas. A uma altitude entre os 50 e 60 mil metros em Vénus, encontramos aquelas que poderão ser as melhores condições para humanos fora do planeta Terra. Temos uma pressão atmosférica que será equivalente a estar no topo do Kilimanjaro, temperaturas de 20 a 30ºC, e uma gravidade quase idêntica à da Terra (91%). Um astronauta poderia lá permanecer apenas com uma máscara de oxigénio e um fato contra elementos químicos. Temos ainda a vantagem adicional que mesmo a esta altitude estariam protegidos das radiações, e que teriam exposição solar 40% superior à que temos na Terra, ideal para gerar energia.

Não podemos, nem devemos, subestimar a nossa capacidade de superar todo o tipo de desafios que podem ser apresentados como "impossíveis". Mas olhando-se para Marte, temo que o sonho de por lá se criarem colónias terrestres a médio ou longo prazo acabam por pertencer (ainda) ao reino da ficção científica, especialmente tendo em conta que mesmo que se lide com a questão da temperatura e protecção contra a radiação, não estou a ver como se poderia solucionar o problema da baixa gravidade, que iria provocar alterações substanciais a quem por lá permanecesse por longos períodos, e nem sequer se sabendo qual seria o efeito a nível reprodutivo e de gestação.

O sonho de apontar Marte como destino ideal para servir de backup da raça humana em caso de algum incidente de extinção em massa na Terra, parece estar a ser extremamente sobrevalorizado, e revelar-se completamente impraticável.

36 comentários:

  1. Não esquecer que para colonizar Vénus também se teria a vantagem de estar bastante mais próximo da Terra que Marte e por isso seria muito mais fácil de viajar até lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para colonizar Marte precisam nascer a massa da própria massa com os objetos coercitivo para ser dependente dos recursos de Marte

      Eliminar
  2. se o Mark Watney no the martian consegue plantar batata nos tambem.h hahhahahahaha

    ResponderEliminar
  3. Que tal colonizar os oceanos ? Ganhar se ia um mundo novo e maior que a Terra propriamente dita

    ResponderEliminar
  4. Colonizar outros planetas faz sentido se for com inteligência artificial. Enviar robôs para criar habitats que possam alojar humanos. No caso de Marte, quem for para lá dificilmente volta, até porque, como foi dito no artigo a gravidade é muito menor e a anatomia vai-se alterar ao ponto de criar outra espécie de ser humano. Podemos esquecer o romantismo da Guerra das Estrelas ou do Star Trek, viajar no espaço é demasiado complicado para os seres humanos. Mas nunca percamos a esperança...

    ResponderEliminar
  5. A seguir essa linha de raciocínio, estaríamos a viver em cavernas até hoje, isto é, se não fossemos ainda NÔMADES. Sem cidades, sem agricultura, sem remédios, sem vacinas, sem petróleo, sem carros, sem um idioma e sequer um alfabeto, ou seja, seríamos mais um espécime animal, mamífero, tal qual um chimpanzé ou gorila... Quem sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tdo existe uma logica cientifica. Sempre haverá! Acredito que se fossemos feitos para viver em outros planetas ñ estariamos aqui pois cada um possui suas particularidades e, por conta disso, a estrutura fisica dos seres sao especificas. Se olharmos para os seres marinhos teremos uma percepção melhor sobre isso.

      Eliminar
  6. A seguir essa linha de raciocínio, estaríamos a viver em cavernas até hoje, isto é, se não fossemos ainda NÔMADES. Sem cidades, sem agricultura, sem remédios, sem vacinas, sem petróleo, sem carros, sem um idioma e sequer um alfabeto, ou seja, seríamos mais um espécime animal, mamífero, tal qual um chimpanzé ou gorila... Quem sabe?

    ResponderEliminar
  7. A seguir essa linha de raciocínio, estaríamos a viver em cavernas até hoje, isto é, se não fossemos ainda NÔMADES. Sem cidades, sem agricultura, sem remédios, sem vacinas, sem petróleo, sem carros, sem um idioma e sequer um alfabeto, ou seja, seríamos mais um espécime animal, mamífero, tal qual um chimpanzé ou gorila... Quem sabe?

    ResponderEliminar
  8. A seguir essa linha de raciocínio, estaríamos a viver em cavernas até hoje, isto é, se não fossemos ainda NÔMADES. Sem cidades, sem agricultura, sem remédios, sem vacinas, sem petróleo, sem carros, sem um idioma e sequer um alfabeto, ou seja, seríamos mais um espécime animal, mamífero, tal qual um chimpanzé ou gorila... Quem sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria óptimo! Haveria, hoje, muito menos espécies em risco de extinção!

      Eliminar
  9. A vantagem que vejo em colonizar Marte é que estaríamos a avançar para saírmos do sistema solar, colonizando planeta a planeta cada vez mais longe do sol, o que permitia explorar muito mais o universo. Ir para Venus seria "regredir".

    ResponderEliminar
  10. Uma humilde opinião minha ok ! Só acho impossível habitação em Marte e msm que com o avanço da Tecnologia isso venha a Ocorrer , As pessoas terão os dias contados por lá !!! E o objetivo de Ellon Musk será concretizado. O nome de Ellon Musk irá pra história mundial e as pessoas que forem pra Marte. Bum 💣 foram só personagem da história dele e Ellon será eternamente lembrado. Ué ele só quer o Mérito 🤷🏻‍♀️🙃

    ResponderEliminar
  11. Então as pessoas e alguns comentadores acham que a NASA ou qualquer outro explorador espacial, ia enviar para Marte seres humanos com a certeza de que jamais sobreviriam ???? Acham mesmo???
    Isso é o mesmo que passar um atestado de estupidez e incompetência aos cientistas Mundiais envolvidos nesta temática.!! Lamento

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho uma opinião assim ó,em Marte não tem nada mais além de deserto então se já se sabe que é assim pra que querer ir pra lá,os robôs podem mostrar através das câmeras um planeta abitavel no universo, isso é ótimo, é hora de deixar Marte pra trás,desenvolver robôs que viagem mais rápido e ir em busca de outros planetas até receber fotos de um planeta onde tenha no mínimo água para que o ser humano um dia possa chegar lá e sobreviver,Marte não cresce nem um pé de cebola, é hora de procurar outro lugar e parar de gastar dinheiro com Marte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marte tem água. Só é preciso encontra-la. O problema lá é a atmosfera e a radiação, mas quem sabe?

      Eliminar
    2. Para escapar da radiação poderíamos construir no subsolo. E para resolver o problema da atmosfera temos que desenvolver tecnologia para gera-la, seja de forma artificial ou com plantas.
      Se resolvermos o problema energético, resolvemos tudo isso fácil.
      Para mim o difícil mesmo é a questão da gravidade, que não teria uma solução simples.

      Eliminar
  13. Entao vamos todos morrer la ja q aqui ninguem sobrevivira msm ne???

    ResponderEliminar
  14. Nem???
    Ate parece q Deus esta disposto a mudar aquilo qbso ele tem controle...nao se enganem.
    Os cientistas se acham ate parece q viemos msm de macacos de big bem...nunca jamais.
    Somos criaturas do todo soberano.
    Ainda tentem provar o contrario jamais homem pecador aqui do nosso planeta ira provar o contrário,somente Deus tem o controlr de td em suas mãos.
    É de da pena ao ver esse tipo de estupidez.
    Muotas gerações virão i nada de ninguem provar q Deus não é Deus como vejo ai muitos querendo mudar oque nao da pra mudar.
    Nunca houve i nem havera ninguem capaz de mudar oque so Deus pode mudar.
    Acho um absurdo o homem achar q pode isso i aquilo sendo q todos nós somos criaturas dele,Deus da entendimento ao homem?
    Logico q sim, mas nunca jamais devemos querem mudar oque so ele pode.
    Os homens sao meros pecadores sem noção de nada...
    Prova disso???
    Covid estão todos loucos sem saber oque fazer seria hora da ciência fazer algo se soubesse Duque se trata.
    Ninguem sabe.
    I vao encontrar planeta?
    Esse foi oque Deus nos colocou i daqui so pra Glória dele quem merecer pq quem nao merecer.
    So ele sabe para onde vão.
    Minha humilde opinião.
    Ainda voltada para aquele q tem tudo sob controle.
    Deus o todo soberano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, chegaram os chalupas

      Eliminar
    2. Parabéns, gostei do seu comentário.
      Deus tá no comando dos 4 canto do mundo,nada e ninguém vai poder desvendar o que Deus preparou pra aqueles que aceitaram ele como seu verdadeiro salvador.

      Eliminar
  15. E que tal cidades subterrâneas. Todos os problemas apontados estariam resolvidos não? Como é que o autor não pensou nisso antes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema da gravidade continua o mesmo.
      Além do problema da habitabilidade, existem outros problemas do foro socio-economico e ideológico que podem vir a minar o futuro da humanidade em Marte, a série Marte do Netflix aborda alguns deles, e demonstra as dificuldades de uma potencial colonização de Marte.

      Eliminar
    2. O problema maior mesmo fugindo da terra, permaneceriam através dos descendentes do cara ai de cima.

      Eliminar
  16. O ser Humano tem mostrado grandes talentos, para fazer tal feito não será necessário ser Deus, mas sim olhar para a cintura de asteroides fazer um estudo dos elementos a poderem ser dirigidos aos planetas em que se pretende fazer o terraforme assim no caso de Marte talvez ganhasse um campo magnético essencial para um ecossistema idêntico ao da terra, é claro que a tecnologia para isso ainda está para acontecer assim como o conhecimento sobre Marte em si mesmo...

    ResponderEliminar
  17. Ir a marte e uma realidade muitooooooooooo distante...a terra e nosso lar as mudanças tem que ser feitas aqui..nao tenho mais idade para sonhar com marte...

    ResponderEliminar
  18. A menos que queiram viver como formigas dentro de marte morando em buracos

    ResponderEliminar
  19. Habitar o Planeta MARTE e6 um sonho com tempo de realização muito longicuo para ser realidade , nao6 apenas nas tecnologias de aparelhos , mas principalmente pela estrutura física do ser humano,necessitando de profundo conhecimento fisiológico e anatômico solucionando preventivamente os problemas de saúde que serão inevitáveis, a exemplo de alguns documentários publicados pela NASA , Cito alguns : desenvolver mecanismos que evitem o desenvolvimento de Osteoporose,que ocorrerá durante o tempo de ida e volta a Marte,que segundo os estudos realizados concluíram que :"o esqueleto humano se tornará verdadeira geleia".
    Outro estudo da NASA mostrou que alterações celulares cancerígena em evolução ainda em estágio indetectavel aos métodos de investigação, poderá evoluir como enfermidade , é o indivíduo morrerá antes do retorno à Terra.Nesse sentido tem um Projeto de Investigação utilizando Chip através da circulação sanguínea, fazendo uma varredura em todo o organismo para detectar possíveis células cancerígenas. O positivo de tudo isso, é que a Ciência vem crescendo e avançando nós métodos de diagnósticos e tratamento de enfermidades.
    Obrigada pelo tema e todos os comentários

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observação Esse comentário não está publicado com a minha identificação.
      Porque?
      Meu e-mail georginanefrologoa@gmail.com
      MARIA GEORGINA BARBOSA

      Eliminar
  20. Sim é possível, mas os robôs teriam que construir cúpulas com todas as características aqui da terra, como temperatura, pressão etc...
    O grande desafio seria de produzir água lá pois o transporte da qui pra lá seria inviável ou impossível de ter esse abastecimento regular.
    Talvez atravéz de processos químicos em sua composição poderão adquirila por lá mesmo.
    Mas minha conclusão final é porque não colonisarmos nossa terra hemm.

    ResponderEliminar
  21. Marte gera fluxos de energia que desintegram átomos de hidrogênio, causando as famosas e inexplicáveis combustoes humanas. Digitem " A Energia Expansionista: A Fronteira Final " acessem e entendam tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digitem somente " Energia Expansionista even3 "

      Eliminar
  22. Digitem " Energia Expansionista even3 "

    ResponderEliminar
  23. No final, a grande (ou única) conclusão possível será a de que a nossa casa é mesmo o planeta Terra e é aqui que temos que viver.

    Será sempre uma espécie de inutilidade tentar colonizar outros planetas sem antes resolvermos os problemas que afetam a vida aqui neste.

    ResponderEliminar