2022/02/08

Google activou 2FA para 150M de utilizadores em 2021

A Google não esperou pelos utilizadores e activou automaticamente a autenticação 2-factor / 2-step para 150 milhões de pessoas em 2021, reduzindo drasticamente os casos de contas comprometidas.

Já está mais que demonstrado que a maioria das pessoas não dá o devido valor à activação dos métodos de segurança adicional como a autenticação multi-factor. Aliás, é um problema que não afecta somente os utilizadores particulares mas até as grandes empresas. Daí que, a melhor opção talvez seja não esperar pela decisão dos utilizadores.

Foi precisamente isso que a Google fez o ano passado, activando automaticamente a autenticação 2FA para 150 milhões de pessoas, resultando num decréscimo imediato no número de casos de contas comprometidas - para cerca de metade.

A activação dos métodos "2-factor" pode parecer um incómodo, mas acaba por não ser assim tão incómodo para o uso normal no dia a dia. E qualquer "incómodo" que haja será sempre drasticamente menor do que ter que lidar com o roubo de uma conta, especialmente quando se trata de algo como o nosso serviço de email principal, que dá acesso directo a todos os outros serviços em que nos registamos com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)