2022/02/16

Google prepara Privacy Sandbox no Android

A Google diz que vai levar o Privacy Sandbox, o seu sistema de tracking para a era pós-cookies, também para a plataforma Android.

Enquanto empresa que vive essencialmente do tracking dos utilizadores para apresentação de publicidade, a Google está bastante preocupada sobre como irá ser a era pós-cookies, que estão prestes a ser tornados irrelevantes para efeitos de tracking entre diferentes sites na web. A primeira proposta da Google, substituí-los pelo FLoC, revelou-se um grande flop, gerando tanta controvérsia e antagonismo que, apesar de todas as tentativas da Google, acabou por ser abandonada.

A Google tem promovido a sua Privacy Sandbox como um novo conjunto de medidas que promete proteger a privacidade dos utilizadores mas dar aos anunciantes dados suficientes para permitir a apresentação de publicidade direccionada, e agora anuncia que também a irá fazer chegar aos Android.

O objectivo é não ser tão "radical" quanto o corte que a Apple fez ao deixar na mão dos utilizadores a opção de serem seguidos pelas apps; tentando encontrar um equilíbrio entre a recolha de dados "anonimizados" e evitando potenciais abusos a nível do tracking (os processos dedicados à publicidade irão correr isolados para minimizar o risco desses excessos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)