A SpaceX revelou que 40 satélites Starlink do último lançamento irão cair e desintegrar-se na atmosfera, devido a uma tempestade geomagnética.
Não é só a Vodafone que está a ter uns dias maus; a SpaceX acaba de perder praticamente todo um lote de satélites Starlink acabados de enviar para o espaço.
O mais recente lançamento Starlink foi feito a 3 de Fevereiro, com 49 satélites a bordo. Infelizmente, no dia seguinte formou-se uma tempestade geomagnética resultante de uma erupção solar que aumentou a densidade da atmosfera; um aumento que impediu que a maioria dos satélites conseguisse entrar em modo operacional para elevar a altitude e atingir a órbita pretendida. A SpaceX ainda tentou salvar os satélites colocando-os numa orientação que causasse o menor atrito possível, mas estima-se que mesmo assim ainda era 50% superior ao de outros lançamentos.
Os 40 satélites afectados já se terão desintegrado com a reentrada na atmosfera ou acabarão por fazê-lo nos próximos dias, com a SpaceX a dizer que não colocarão qualquer risco para outros satélites ou para as pessoas no solo - uma vez que foram concebidos para se desintegrar completamente nessa eventualidade.
Uma dispendiosa lição que seguramente irá fazer com que a SpaceX tenha mais atenção às previsões do estado do tempo "espacial" nos seus próximos lançamentos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)