2022/02/05

Telescópio James Webb apanha os primeiros fotões

O telescópio espacial James Webb passou mais um marco importante, captando as primeiras images de uma estrela distante - mas ainda de forma completamente desfocada.

Com o processo de configuração inicial concluído, o James Webb entra agora numa segunda, mas igualmente demorada, fase. Nesta fase irão ser alinhados os 18 espelhos hexagonais de modo a gerar uma imagem focada, pelo que por agora as imagens captadas são completamente "inutilizáveis" a não ser para efeitos de alinhamento.

O alvo escolhido foi a estrela HD 84406 a 260 anos-luz de distância, e que por agora produz uma imagem em que se vêem 18 pontos de luz separados. O processo de alinhamento irá fazer convergir esses pontos de modo a criar uma imagem focada.
O processo é no entanto um pouco mais complexo do que fazer uma focagem numa câmara convencional, já que estamos a falar de fazer um alinhamento com uma precisão de 50 nm - e, para referência, bastará relembrar que um cabelo pode ter uma espessura de 100.000 nanometros.

Para quem já esperou décadas para que o James Webb chegou ao espaço, os próximos três meses passarão rapidamente. E depois, entraremos na fase em que poderemos ficar novamente maravilhados com as imagens do Universo captadas com a maior e melhor resolução de sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)