2022/02/10

Tesla desactiva "Boombox" que fazia sons no exterior

A Tesla foi obrigada a desactivar a funcionalidade Boombox que permitia emitir sons "cómicos" no exterior.

Tendo sido obrigada a incluir colunas no exterior para fazer o ruído sonoro regulamentar que é exigido para os carros eléctricos serem ouvidos pelos peões, a Tesla aproveitou a oportunidade para poder também emitir outros tipos de sons. Os utilizadores podiam escolher entre uma selecção de sons disponíveis, ou de carregarem os seus próprios sons via USB.

Mas a medida, apesar de ser apreciada pelos utilizadores, não é assim tão apreciada pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), que - mesmo reconhecendo que estes sons adicionais até se possam tornar mais notórios que o som de alerta exigido - diz que os mesmos podem abafar o som certificado aprovado, e que por isso não podem ser permitidos.

Não deixa de ser uma decisão estranha. Estão a reclamar de um sistema que pode fazer com que um som mais notório abafe um som menos notório, esquecendo-se que o principal objectivo será fazer o carro ser notado por peões. Se querem seguir por essa via, então vão ter um longo caminho a percorrer, podendo começar por proibir quem circular em carros com os vidros abertos e volume a altos decibéis e com subwoofers a fazerem tremer todos os prédios nas imediações... É que também não se consegue ouvir qualquer "som de carro eléctrico" nessas circunstâncias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)