2022/02/09

UE sem receio que Facebook encerre na Europa

A ameaça da Meta encerrar o Facebook e Instagram na Europa já levou resposta, com dois ministros a dizerem que não vêem qualquer problema caso o Facebook desapareça.

A Meta tem recorrido à sua habitual táctica de lançar campanhas mediáticas sempre que algo não corre à sua feição, e recentemente isso levou-a a ameaçar com o encerramento do Facebook e Instagram na Europa caso seja impedida de transferir dados dos utilizadores europeus para servidores nos EUA. Pois bem, independentemente da validade dos seus pedidos, a verdade é que isso a deixou mesmo a jeito para levar com uma resposta "à altura" por parte da UE, que não tardou a surgir.

O ministro alemão da economia, Robert Habeck, e ministro francês das finanças, Bruno Le Maire, já vieram ambos dizer que não vêem qualquer problema com o desaparecimento do Facebook na Europa.

Tanto Habeck como Le Maire disseram que têm vivido bastante bem sem o Facebook há vários anos, e que a Europa também o faria com muita facilidade. Relembrando ainda que o "velho continente" continua a ser um poder económico a nível mundial, e que rapidamente encontraria ou criaria alternativas.

Mesmo para quem estiver solidário com o Facebook, é precisamente o tipo de resposta que seria inevitável e que a Meta deveria ter antecipado antes de avançar com as "ameaças". É que assim fica duplamente mal vista: por fazer ameaças, e depois por revelar que afinal eram um bluff, prejudicando a sua reputação em quaisquer ameaças futuras. Claro que, há sempre a possibilidade da Meta cumprir com o prometido e encerrar o Facebook e Instagram na Europa... e aí sim, as coisas iriam ficar interessantes. :)

8 comentários:

  1. A Europa e velha Europa... leiam o livro "As superpotências da Inteligência Artificial" de Kai-Fu Lee, Relógio d'Água

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E será só com a meta que a IA irá avançar? Mais vale só do que mal acompanhado!

      Eliminar
    2. Onde houver um mercado não fica um vácuo. Se o Facebook desaparecer rapidamente surge outro para tomar o seu lugar que não se importe de cumprir as regras da UE.

      Eliminar
  2. Então e depois onde é que o pessoal vai postar as fotos da comida?

    ResponderEliminar
  3. E nada de valor será perdido.

    ResponderEliminar
  4. Poderíamos ajudar o Facebook... Encerrando, todos, as nossas contas.

    ResponderEliminar