2022/03/18

Apple M1 Ultra não supera RTX 3090

O M1 Ultra da Apple pode ser o seu mais poderoso chip, mas ainda não está apto para fazer frente a um GPU RTX 3090 da Nvidia.

Quando a Apple apresentou o seu novo M1 Ultra, que combina dois chips M1 Max num só, mostrou também as suas ambições ao mostrar gráficos que indicavam que este chip era capaz de igualar a potência gráfica do "mais poderoso GPU" do mercado consumindo apenas um terço da energia. Mas, como se poderia imaginar, era apenas uma gráfico "idealista" que não mostrava como as coisas são na realidade.
O que se passa é que, embora o chip da Apple possa igualar o desempenho do GPU da Nvidia até certo ponto, e fazendo-o usando muito menos energia; quando o M1 Ultra chega ao seu desempenho máximo, o da Nvidia ainda pode ir bastante mais além (com consumos ainda mais elevados, é certo).

Passando-se para exemplos mais práticos, num jogo como o Shadow of the Tomb Raider, o M1 Ultra fica bastante aquém do que se pode conseguir numa placa RTX 3090 - embora não deixe de ser significativo o que a Apple consegue atingir com um chip integrado e que tem consumos bastante mais reduzidos.
Ainda não é desta que a Apple tem um chip que supera o melhor GPU do mercado. Talvez para o ano, se a Apple realmente lançar um M2 Extreme que combine quatro chips num só.

1 comentário:

  1. Aqui o mais relevante não me parece ser não atingir a velocidade da rtx 3090 (ou sequer 3070...), porque:

    - a velocidade andará numa 3060 dependendo do teste (real), em algumas apps gráficas como uma 3050 (Ti)

    - como o macos é muito incompatível com jogos, quase nenhum dos jogos AAA funciona e os que funcionam são antigos e através de Crossover (o que perde ainda mais velocidade)

    - a performance/Watt é fantástica

    Mas acho que aqui grave é a Apple mentir!!! Se dissesse que a perf/W é a melhor, ok. Agora dizer que é como 3090 e nem a uma 3060 ultrapassa... e isto sem contar que uma 3060 em Windows é compatível com 99.9% dos jogos e o chip da Apple por usar macos deve andar no 1% se tanto...

    No final descobre-se que este chip é óptimo em trabalho multimédia e já está; em tudo o resto é melhor investir num Intel 12900k e rtx topo de gama.

    ResponderEliminar