2022/03/16

Apple M2 Extreme combinará 4 M2 num só?

A Apple acaba de apresentar o M1 Ultra, mas há quem avance que para a geração M2 as coisas irão quadruplicar com um modelo M2 Extreme.

Para o M1 Ultra combinou fisicamente dois chips M1 Max, criando um chip com potência incrível a nível de CPU e GPU, que promete rivalizar com o que de melhor existe no momento no campo dos PCs, mas com um nível de eficiência bastante superior. Mas, com a nova geração M2 esperada para este ano, há que diga que a Apple poderá levar o conceito ainda mais longe, e preparar um chip M2 Extreme que combinará 4 chips M2 Max para um desempenho sem precedentes.
Claro que, por agora, não passa de um rumor - e tendo em conta o panorama de escassez de chips e dificuldade de produção, não faria grande sentido que a Apple tivesse grande urgência neste chip. Mesmo um simples M2 Ultra, a lançar depois do processo de fabrico dos M2 Max já tiver afinado e a dar bons resultados, será mais que suficiente para manter a Apple competitiva com (ou a superar) as melhores máquinas do mundo dos PCs. Um eventual M2 Extreme poderia fazer sentido para efeitos de computação na cloud, já que também teria um preço proibitivo para uso "doméstico" (basta relembrar que o Mac Studio com M1 Ultra começa nos 4600 euros e pode ir até mais de 9 mil euros!)

Mas, esse será sempre um caminho que a Apple poderá optar por seguir, se achar que tem necessidade de obliterar os próximos CPUs que chegarem do lado da Intel e AMD.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)