2022/03/27

Camaliot usa GPS dos Android para melhorar previsões meteorológicas

A ESA tem um projecto - Camaliot - que usa os sinais GPS recebidos pelos smartphones para recolher dados sobre a atmosfera.

Já existem vários projectos que usam os sensores dos smartphones para recolher dados que auxiliem as previosões meteorológicas e até a detecção de terramotos; e agora podemos justar à lista o Camaliot da ESA (Agência Espacial Europeia).

O Camaliot quer usar os smartphones Android para recolher dados sobre a atmosfera, e para isso faz um registo sobre a recepção dos sinais GPS - sendo que coisas como o vapor de água na atmosfera afecta os sinais de rádio que são transmitidos pelos satélites do sistema GPS (e demais sistemas de posicionamento global, Galileo, etc.) Para isso será preciso instalar a app Camaliot, colocar o smartphone num local com acesso desobstruído do céu, e iniciar o registo durante o tempo que se desejar. O projecto espera que com a colaboração de milhares de pessoas espalhadas pelo globo, se consigam obter dados que permitam registar alterações na atmosfera.


1 comentário:

  1. Se ao menos a App mostra-se o tempo, agora ter uma app para os utilizadores apenas fazerem as medições sem terem nada em "troca" parece-me uma falha de marketing

    ResponderEliminar