2022/03/27

Ferramenta estima autonomia dos carros eléctricos no mundo real

O site ArenaEV lançou uma prática ferramenta que ajuda a ter uma melhor ideia sobre a autonomia dos carros eléctricos em condições reais de condução.

Embora se saiba que os consumos anunciados pelos fabricantes automóveis nos carros com motores a combustão sejam valores que quase nunca são atingidos, existe um conhecimento empírico conquistado ao longo de várias gerações que permite ficar com uma ideia do que se pode esperar desse carros, consoante a velocidade que circula e outros factores. Nos eléctricos, a maioria das pessoas tem que partir do "zero", e esta ferramenta de estimativa de autonomia torna-se bastante interessante.

Esta ferramenta de Estimativa da Autonomia não se limita a indicar a autonomia oficial da marca, mas permite que os utilizadores brinquem com diversos parâmetros, como velocidade e temperatura, para verem o impacto que isso terá na autonomia.
Por exemplo, num Tesla Model Y LR, os 492 km de autonomia a circular a 80 km/h com uma temperatura ambiente de 25º C, podem reduzir-se para os 363 km a 120 km/h, ou para meros 309 km se o condutor quiser circular a 140 km/h.

Também se pode simular com funcionalidade o efeito que têm as temperaturas muito baixas e muito altas, assim como os benefício dos automóveis equipados com bomba de calor (heat pump) que acabam por ser como um ar-condicionado bi-direccional, que pode ser usado tanto para arrefecer o habitáculo como para aquecê-lo, com maior eficiência.

3 comentários:

  1. Infelizmente não parece muito boa, está-me a dar muito menos do que eu faço a toda a hora com a velocidade escolhida. Na verdade só a parte da autoestrada que faço pelo que o site diz já nem chegava ao destino e no entanto faço isso mais o percurso até à autoestrada, mais o depois de sair e ainda chego ao destino com 30%... é muita diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda mais eles dizem que é basicamente em condições perfeitas, coisa que na realidade não é, por isso ainda pior.

      Acho que até agora os únicos que vi a estimar em condições foi mesmo a testar um percurso no ABetterRoutePlanner

      Eliminar
    2. Ya o ABRP é imbatível.

      Eliminar