2022/03/11

Chrome Web Apps já aparecem como apps no Windows

As web apps instaladas via Chrome 99 já surgem como qualquer outra app nativa nas definições do Windows.

Nos últimos anos tem-se assistido a um grande esforço para aproximar as PWA (Progressive Web Apps) das apps nativas, para acabar com a "discriminação" de que as web apps são apps "inferiores". Isso tem passado por fazer com que as PWAs sejam tratadas de forma idêntica a qualquer outra app, e a chegada do Chrome 99 dá mais um passo nesse sentido.

Depois de se instalar uma PWA através do Chrome 99, a mesma aparecerá como qualquer outra app na lista de apps do Windows, podendo até ser desinstalada directamente através do ecrã das definições sem necessidade de usar o Chrome.
Existe apenas um detalhe que será preciso ter em consideração, já que as PWAs já instaladas previamente não aparecerão nesta lista, a não ser que sejam removidas e reinstaladas usando o Chrome mais recente - mas podendo ser algo que a Google venha a resolver numa próxima actualização para dispensar essa necessidade.

E considerando a proximidade que o novo Edge tem com o Chrome, é de esperar que este comportamento das web apps a aparecerem como apps normais também venha a acontecer com as PWAs instaladas via Edge.

1 comentário:

  1. "é de esperar que este comportamento das web apps a aparecerem como apps normais também venha a acontecer com as PWAs instaladas via Edge" Se não me escapou nada já acontece

    ResponderEliminar