2022/03/24

Forsaken mostra aceleração do DirectStorage nos jogos

Os criadores do jogo Forsaken mostraram a poupança de tempo no carregamento dos jogos usando o DirectStorage.

A Microsoft trouxe o DirectStorage da Xbox para o Windows, com a promessa de acelerar o carregamento nos jogos, e o Forsaken é um dos primeiros jogos que tira partido disso e está a ser usado como exemplo das melhorias que se podem obter.

Um jogo que num disco rígido pode demorar 22.5 segundos a carregar uma cena, pode ser carregado em apenas 1.9 segundos quando usado num SSD M.2 em DirectStorage - mas claro que essa não seria uma comparação justa. Já sabemos que a melhor maneira de acelerar o carregamento de um jogo é passar de um disco rígido tradicional para um SSD. E é isso que se verifica.
Sem DirectStorage, o jogo demoraria 22.5s num disco rígido, 4.5s num SSD SATA, e 2.1s num SSD M.2. Sendo desde logo evidente as vantagens dos SSDs. Mas, quando se usa o DirectStorage, é possível reduzir esses tempos para 21.5s no disco rígido (o sistema não faz grande efeito num disco rígido), 3.7s no SSD SATA, e 1.9s no SSA M.2. Embora sejam fracções de segundo, são diferenças proporcionalmente bastante relevantes, e quando se trata de passar menos tempo à espera, todas as poupanças de fracções de segundo são bem vindas.

3 comentários:

  1. "Embora sejam fracções de segundo, são diferenças proporcionalmente bastante relevantes, e quando se trata de passar menos tempo à espera, todas as poupanças de fracções de segundo são bem vindas."

    Não sei se esta é a conclusão certa Carlos. Sem dúvida parece útil ter uma drive M2 vs ssd e certamente vs hdd. Mas directstorage retirar 1 segundo ou menos de espera? 0.2seg neste exemplo? Acho que nem se sente tal coisa. Talvez haja jogos que precisam de carregamento constante, mas devem ser casos muitos específicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20% de melhoria parece-me muito relevante

      Eliminar
    2. Exacto, além de que é "gratuita", é apenas uma optimização por software e automaticamente há um ganho.

      Eliminar