2022/03/29

MS facilita troca de browser no Windows 11

A MS decidiu fazer o correcto, facilitando a troca do browser pré-definido no Windows 11.

Desta vez não foi preciso esperar por legislação europeia. Depois de ter absurdamente dificultado o processo de troca de browser no Windows 11, fazendo com que os utilizadores tivessem que andar a escolher o browser pretendido e associá-lo a dezenas de extensões de ficheiros que assustariam a maioria das pessoas, a MS retrocedeu e permite que se escolha um browser alternativo pré-definido com a mesma facilidade com que se escolhe qualquer outro programa pré-definido.
A alteração chega na actualização KB5011563 do Windows 11, fazendo com que o laborioso processo de escolher um browser alternativo agora se resuma a um único clique em vez de dezenas. A táctica da Microsoft tinha sido criticada pela Google, Brave, e Mozilla, sendo que nalguns casos até foram feitas alterações para que os seus browsers tratassem do processo de reconfiguração.

Agora só falta ouvir os utilizadores relativamente à obrigatoriedade de ter internet e conta Microsoft para poder instalar um Windows 11 - para que não se seja obrigado a recorrer a "malabarismos" para contornar essas exigências.

2 comentários:

  1. Em qualquer aspeto da vida moderna, haverá sempre um filho de Pútin com algum estratagema para dificultar a vida do comum cidadão.

    Qu teria sido o iluminado dentro daquela empresa que aprovou semelhante iniciativa dentro do Windows 11? (No 10 a coisa já estava bastante aceitável.)

    ResponderEliminar