2022/03/22

Notícias do dia

Mercedes assume responsabilidade por acidentes com Drive Pilot activado; iPad Air 5 poupou no alumínio e agora parece frágil; Tesla inicia entregas da Gigafactory Berlim; Easter egg no Windows 1.0 descoberto ao fim de 37 anos; phishing replica janelas de login do Chrome indistinguíveis das reais.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker.

Google Photos remodela álbuns e partilhas

A Google está a fazer mais algumas alterações ao Google Photos, remodelando a forma como apresenta os álbuns - agora com destaque para a classificação por categorias - e ganhando novas funcionalidades para facilitar a organização de fotos.

A partilha de fotos também tem direito a ajustes, para que tudo fique disponível apenas numa única secção (incluindo comentários); e os fãs dos screenshots também terão direito a um botão para aceder directamente às capturas de ecrã mais recentes mesmo que não estejam a fazer backups dessa pasta para o Google Photos. O Google Photos passa também a ter uma nova secção dedicada à importação de fotos, para facilitar a transferência de fotos de outros serviços, câmaras, digitalização de fotos, etc.


Nvidia revela super-chip Grace com 144-cores

A Nvidia revelou os seus novos chips, mas desta vez dedicados aos data-centers e super-computadores, e não para as placas gráficas que os jogadores tanto apreciam. O seu Grace superchip consiste na realidade em dois chips combinados num só - ao estilo do que a Apple fez com o M1 Ultra.

Com 144 cores ARM e 1 TB de memória, chega com um desempenho anunciado de 740 pontos no SPECrate2017_int_base, representando uma melhoria de mais de 50% face ao DGX A100 actual, e consumindo muito menos energia, "apenas" 500 W.


Lapsus$ divulga código roubado à Microsoft

O grupo de hackers Lapsus$ continua a ser uma dor de cabeça para todas as empresas e entidades que ataca, desta vez revelando 37 GB de dados roubados à Microsoft, que alegadamente contêm o código fonte do Bing, Cortana e outros projectos e serviços da Microsoft.

Para do problema directo de revelar informação confidencial das empresas, há que considerar que estes dados irão facilitar a tarefa de descobrir potenciais vulnerabilidades que poderão possibilitar ataques de larga escala no futuro. Ainda recentemente o mesmo grupo revelou código-fonte da Nvidia com o objectivo de remover a limitação de mineração de criptomoedas que a Nvidia aplicou nos seus GPUs. E aparentemente, terá também conseguido entrar nos sistemas da empresa de autenticação Okta.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O browser Opera foi lançado em 1995, fazendo dele um dos mais antigos ainda em actividade. Até 2013 usou o seu próprio motor Presto, mas desde então passou a utilizar o Chromium que também serve de base ao Chrome e outros browsers.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)