2022/03/06

Polestar O2 vem com drone integrado

A Polestar mostrou o seu protótipo O2, de um automóvel eléctrico descapotável com drone integrado.

Não será (imagina-se) destinado à produção, mas para o seu protótipo Polestar O2 a marca não poupou na imaginação. Para além de ser um descapotável com tecto rígido retráctil, que resulta sempre numa hipnotizante dança de peças mecânicas "à Transformer", o carro vai ainda mais longe ao contar com um drone integrado, que pode ser lançado em andamento (a velocidades de até 90 km/h) e com a capacidade de seguir o carro automaticamente para captação de vídeos como os que se podem ver nos programas dedicados aos automóveis.

Não passa de uma curiosidade, é certo, mas não deixa de ser algo que poderia ser utilizado de várias outras formas, como ir monitorizando a estrada à frente do carro para sinalizar potenciais de risco como veículos parados na via ou situações de tráfego parado. No entanto, tendo em conta as burocracias que por cá vão envolvendo os drones, os condutores ainda se arriscavam a ter que mostrar a "carta de drone" quando fossem parados pela polícia.

3 comentários:

  1. alguém anda a ver muita televisão (ainda naquelas pesadonas...): https://www.youtube.com/watch?v=F9U_Kd6MyOM

    ResponderEliminar
  2. 90Km/h já é obra para um pequeno drone, mas não deve aguentar muito tempo no ar..
    Já várias vezes pensei que era útil ter um drone para quando há engarrafamentos e fica tudo parado no meio do nada se poder ir espreitar. Mas não estava convencido que o drone pudesse fazer uma visita da estrada à frente com o carro a andar mais depressa por causa das limitações de velocidade dos drones.
    Mas espero que venha a haver muitos carros assim para deixar de ser um empecilho autorizações para voar um drone em Portugal.

    ResponderEliminar