2022/04/06

A.I. DALL-E 2 cria imagens realistas a partir de uma descrição

A OpenAI revelou o DALL-E 2, sistema de inteligência artificial capaz de criar imagens realistas a partir de uma descrição de texto.

Se o GPT-3 é impressionante, conseguindo criar textos a partir de uma frase inicial, nem há palavras para descrever as capacidades do novo DALL-E 2 de criação de imagens, que supera o seu antecessor. Basicamente, basta pedir qualquer coisa que se deseje, por mais surreal que seja (daí a inspiração para o nome) e obteremos um resultado que deverá aproximar-se bastante daquilo que se estava a imaginar.

Por exemplo, a imagem no topo é o resultado do pedido de criação de uma imagem com "ursos de peluche a misturar químicos como cientistas malucos, em steampunk". Em baixo temos um dos resultados para "cão Shiba Inu a usar uma boina e camisola turtleneck".
Entrando em pedidos mais surreais, também se pode ver o resultado de "taça de sopa que parece um monstro, feita de lã".
Como se isto não fosse impressionante, o sistema vai ainda mais longe, podendo também aplicar alterações a imagens existentes, apenas em locais específicos. A seguinte imagem mostra os resultados de adicionar um cão corgi em diferentes partes da imagem.
Apreciem o pormenor do cão seguir o estilo visual do local onde é aplicado. Impressionante!

Por agora o DALL-E 2 será disponibilizado a entidades aprovadas, e com limitação do tipo de imagens que podem ser criadas. Não poderão ser criadas imagens sexualmente explícitas, nem com nudez, gestos obscenos, referentes a conspirações, ou relacionados com eventos geo-políticos. As imagens têm também que indicar claramente que foram criadas usando um sistema AI.

Como habitual, será apenas uma questão de tempo até que esta capacidade se dissemine e passe a fazer parte do lote de funcionalidades comuns que se encontrarão em programas de edição de imagem. O passo seguinte: passar de imagens estáticas para vídeos - e todos poderão tentar a sua sorte como produtores, realizadores e argumentistas, para criarem as suas obras primas.

Actualização: Já temos o sistema a mostrar o que vale, no vídeo que se segue.



Actualização 2: A Google tem o Imagen, que diz ser superior ao DALL-E 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)