2022/04/21

Apps iOS continuam a fazer tracking dos utilizadores apesar das regras da Apple

Um estudo revela que diversas apps iOS continuam a fazer tracking dos utilizadores apesar da Apple ter reforçado as protecções de privacidade.

Relembrando que nem todos jogam pelas mesmas regras, um estudo revelou diversas apps iOS que continuam a fazer secretamente o tracking dos utilizadores sem lhes dar qualquer opção de escaparem a isso. A Apple tem adicionado novos sistemas que visam proteger os utilizadores do tracking abusivo, incluindo coisas como os popups adicionais de aceitação de tracking que as apps supostamente deveriam utilizar. No entanto, nem sempre é o caso.

Existem apps que contornam completamente os sistemas da Apple e continuam a gerar identificadores individualizados para cada utilizador, permitindo que os mesmos continuem a ser seguidos através de diferentes apps.

E a situação não é assim tão incomum. Numa análise de 1759 apps, apesar de 25% dizerem que não recolhem quaisquer dados dos utilizadores, 80% delas continuam a ter pelo menos um sistema de tracking.

Claro que noutros casos, esse tracking é feito directamente e nem sequer precisa de usar subterfúgios. Quem utilizar as apps da Google, ou da Meta, continuará a ter a sua actividade automaticamente recolhida e analisada, sem necessidade de identificadores especiais, pois o utilizador já estará identificado pela sua própria conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)