2022/04/19

Apps spam na App Store com popups inamovíveis nos Macs

A qualidade do controlo que a Apple diz aplicar às apps na App Store volta a ser posta em causa.

A Apple frequentemente utiliza o argumento contra a instalação de apps de fora da App Store, dizendo que assim pode garantir a qualidade das mesmas e dar aos utilizadores / clientes a melhor experiência possível. Mas parece que nem sempre é o caso. O developer Kosta Eleftheriou, que frequentemente tem chamado a atenção para apps duvidosas que por lá se encontram, volta a apresentar um exemplo.

Desta vez trata-se de uma app para Mac que, assim que apanha um utilizador incauto que a abra, desactiva as opções de sair da app, mantendo um popup que apenas permite que a vítima aceite pagar uma subscrição absurda: como mais de $100 para uma app de metrónomo ou de edição básica de áudio.
Há utilizadores que se queixam de que tiveram que manter a app spam aberta durante meses, já que a mesma permanece mesmo após reiniciar o computador. E o mesmo developer parece ter várias contas com outras apps que recorrem à mesma técnica. Uma técnica bastante frustrante para os utilizadores, mas bastante lucrativa: já que a app já terá rendido mais de 1 milhão de dólares à custa desta forma abusiva de não deixar os utilizadores saírem.
Se isto é garantir a qualidade das apps na App Store e olhar pelos utilizadores, será melhor que a Apple vá preparando outros argumentos quando estiver a combater a exigência europeia de permitir a instalação de apps directamente e a existiência de app stores alternativas nas suas plataformas.

2 comentários:

  1. Como o negócio é lucrativo, a creatividade humana atinge o seu expoente a tentar tirar proveito disso, é o jogo do gato e do rato. Não acho que seja meia-dúzia de exemplos que destronam o argumento. Até porque os users podem pedir reembolso. Eu comprei uma app na descrição vendia maravilhas mas que era uma cópia de uma app de sistema, e fui reembolsado em 24 horas, apenas com uma linha de descrição.

    Como é evidente espero mais controlo, mas não acho que afinal a Apple não tenha razão nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Se isto acontece na App Store, irá acontecer numa escala muito maior fora dela.

      Eliminar