2022/04/29

Edge Secure Network serve como VPN gratuita - até 1 GB

O browser Edge da Microsoft vai ter uma VPN gratuita integrada, fornecida pela Cloudflare.

As VPNs começam a ser, cada vez mais, uma necessidade para quem deseja manter as suas comunicações seguras e livres de potenciais invasões de privacidade. Importa relembrar que os chamados modos "anónimos" dos browsers podem evitar que um site consiga aceder aos cookies dos demais sites que visitamos, continuam a ter acesso a coisas como o nosso endereço IP, e esse tráfego continua a poder ser monitorizado pelo operador ou outros elementos no caminho das comunicações.

O novo Secure Network do Edge resolve isso, ao activar uma VPN que encripta os dados e os envia usando a rede da Cloudflare.
Embora não dê a possibilidade de escolher qual o país que se deseja para o servidor de acesso (como acontece nos serviços VPN pagos), é uma excelente forma para poder ultrapassar coisas como sites bloqueados, ou para garantir que o site não possa identificar o visitante, ou que o operador de telecomunicações não saiba que sites se está a visitar.

O maior problema é que, sendo um serviço gratuito, está também limitado a um tráfego máximo de 1 GB por mês, o que hoje em dia não representa muito - especialmente se visitarem sites com muitas imagens ou vídeos.

1 comentário:

  1. Já há vários navegadores que fazem isso... como o Opera ou o Epic Privacy (neste podemos escolher o pais da VPN) e sem limites de trafego.

    ResponderEliminar