2022/04/29

Notícias do dia

Ofertas HBO na Vodafone geram confusão com a transição para HBO Max; Snap lança mini-drone Pixy; Chrome mobile prepara restauro de múltiplas tabs encerradas; Call of Duty recorre à invisibilidade para combater batoteiros; e Weibo vai começar a publicar localização dos utilizadores na China para combater "mau comportamento".

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de tamanho compacto.

Epic recorre aos tribunais para manter Bandcamp na Play Store

Relembrando que não é so a Apple a ditar as regras do que se pode fazer na App Store, a Epic desta vez vira-se para a Google, pedindo aos tribunais que impeçam a Google de remover a app Bandcamp da Play Store.

Novamente, o que está em causa é a utilização de um serviço de pagamento externo que escapa às comissões da loja - neste caso da Google - e que está a merecer a ameaça de remoção da loja. O Bandcamp (não confundir com outra app com o mesmo nome da Apple) é uma plataforma de distribuição de música para músicos e editoras, que foi comprada pela Epic. A questão é que, ao contrário do que acontece na App Store, aqui a Google poderá argumentar que a Epic poderá disponibilizar a app directamente sem passar pela Play Store - mas, de acordo com as intenções do DMA Europeu, as plataformas irão ser obrigadas a permitir apps que usam sistemas de pagamento alternativos. Veremos que tal corre.


WhatsApp prepara acesso em smartphone secundário

Ter um programa de comunicações preso a um só dispositivo é uma das coisas mais retrógradas que se pode ter nos dias de hoje, mas parece que o WhatsApp se prepara para libertar dessa limitação.

Apesar de já se poder aceder ao WhatsApp via web, o serviço está a preparar a possibilidade de se associarem dispositivos adicionais como "acompanhantes". Isto permitiria usar o mesmo WhatsApp num smartphone secundário, ou num tablet. Mas, por agora é algo que ainda está a ser desenvolvido na versão beta e não ainda qualquer data para quando se poderá esperar isto na versão pública da app.


República Centro-Africana adopta Bitcoin como moeda oficial

Depois de El Salvador, é a vez da República Centro-Africana adoptar o Bitcoin como moeda oficial.

Curiosamente, a Nigéria, um país onde os pagamentos digitais são bastante frequentes (e não me refiro aos esquemas dos "príncipes nigerianos"), proibiu os bancos nacionais de lidarem com criptomoedas - em vez disso lançando a sua própria moeda digital, o eNaira.


Apple bate recorde de vendas de iPhones

A Apple revelou ter tido o seu melhor primeiro trimestre de sempre, atingindo uma facturação de $97.3B, mais 9% que o mesmo trimestre de 2021, e resultando num lucro de $25B.

Tivemos novo recorde de vendas nos iPhones e Macs; que são atingidos numa altura crítica, pois receia-se que também a Apple possa começar a sofrer de constrangimentos na produção devido a problemas no fornecimento de componentes - algo que, até agora, tem conseguido escapar, mas que se teme que possa começar a fazer sentir-se nos próximos meses. O que é certo é que a Apple pediu um aumento de mais 10 milhões de iPhone 13 Pro para este trimestre; veremos se é algo que pode ser concretizado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Swype começou a ganhar popularidade em 2008, apresentando uma forma de escrever em que bastava desenhar um traço contínuo sobre as teclas de um teclado virtual. Foi criado pelo inventor do sistema T9, e apesar de ter sido descontinuado em 2018, muitos dos teclados virtuais actuais acabaram por implementar métodos idênticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)