O pedido para a edição de tweets acompanha o Twitter quase desde a sua origem. Se nada se podia fazer nos tempos em que o serviço se ficava essencialmente no envio de SMS (e daí o seu famoso limite de comprimento nas mensagens inicialmente) já que depois de um SMS enviado nada se pode fazer para o alterar, as coisas mudam de figura quando o serviço se passou a centrar na web e apps.
Apesar de por diversas vezes os responsáveis do Twitter terem dito que "nunca" iria ter um botão para editar tweets, o Twitter anunciou recentemente que está a trabalhar nisso, e clarificando que é algo que já estava a preparar desde antes do desejo de Elon Musk comprar a empresa. E com isso surge a natural curiosidade técnica sobre como o irá fazer.
Aparentemente, em caso de edição, o Twitter irá manter o tweet original inalterado, criando um novo tweet editado que faz referência ao histórico de alterações e ao tweet original.
Looks like Twitter’s approach to Edit Tweet is immutable, as in, instead of mutating the Tweet text within the same Tweet (same ID), it re-creates a new Tweet with the amended content, along with the list of the old Tweets prior of that edit
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) April 16, 2022
Há vários factores em jogo, incluindo a forma como toda a estrutura do Twitter está feita, e que tradicionalmente poderia ter justificado a tal "recusa" de implementar a edição. Esta opção, se se vier a concretizar, confirma isso - mantendo o tweet original inalterado - e adicionando as versões editadas em novos tweets. Agora, resta esperar para ver como é que isto irá ser transposto para a face visível dos tweets, de modo a indicar que um tweet antigo já terá sido editado, ou como um tweet editado dará acesso ao histórico para se poderem ver as alterações que foram feitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)