2022/04/06

Twitter vai permitir editar tweets

O Twitter confirmou que está a trabalhar na muito requisitada função de edição de tweets.

Foi preciso Elon Musk chegar à direcção do Twitter para que o Twitter finalmente pareça estar pronto a fazer aquilo que a maioria dos utilizadores pede há anos, e que já se tornou quase numa situação cómica: a possibilidade de editar um tweet.

Esta foi de facto um das primeiras coisas que Musk perguntou depois de ter revelado a compra de 9.2% do Twitter, e com as respostas a não deixarem margem para dúvidas.



No entanto, a chegada da edição de tweets poderá não ter nada a ver com o dono da Tesla. Segundo o Twitter, esta funcionalidade já estava a ser preparada desde o ano passado e não tem qualquer relação com o inquérito lançado por Elon Musk.


A questão é que, embora seja evidente que um botão de edição faz imensa falta para corrigir coisas como um erro ortográfico, levanta também uma série de problemas mais complicados. Especialmente nos tempos modernos em que sabemos que todas as funcionalidades irão ser inevitavelmente abusadas. Por exemplo, alguém poderá editar um tweet depois de ter sido partilhado milhares ou milhões de vezes, e mudar completamente o sentido original que tinha.

Claro que há formas de lidar com isso, como apresentar o conteúdo original e indicar que há conteúdo actualizado, ou mostrar o conteúdo actualizado mas com indicação que foi modificado. Todas as soluções terão os seus prós e contras, agora resta esperar para ver quais as soluções que o Twitter achou serem as melhores.

1 comentário: