2022/04/05

File Explorer com tabs e favoritos no WIndows 11

A Microsoft está finalmente a remodelar o File Explorer / Explorador de Ficheiros no Windows 11, adicionando-lhe novas funcionalidades que serão apreciadas por todos.

Embora a transição para os serviços na cloud tenha retirado protagonismo à gestão de ficheiros locais nos computadores, esta continua a ser uma tarefa indispensável. E por isso mesmo, merece uma ferramenta capaz de lidar com as necessidades dos utilizadores - algo que a Microsoft parece estar a fazer com o seu novo explorador de ficheiros, que apresentou entre uma série de novidades.

O novo File Explorer permite a criação de várias tabs, para que se possa facilmente ter acesso a várias pastas ou discos a partir de uma só janela. É algo que a MS já tinha começado por explorar no Windows 10 mas que nunca chegou a concretizar, até agora. Além dos atalhos para pastas, passa também a contar com uma nova secção de Favoritos, que facilita o acesso a ficheiros específicos; e uma nova secção de partilha que acelera a partilha de documentos com vários serviços, como o OneDrive, Outlook e até o Teams.

Embora desta vez pareçam ser alterações para levar a sério, a MS continua a não indicar uma data concreta para a chegada deste novo File Explorer aos utilizadores do Windows 11. Mas, esperemos que não demore muito.



5 comentários:

  1. Inacreditável como só em 2022 é que isto está a ser implementado. Qualquer um dos diversos "explorer" tem abas para aí desde 2013 ou 2014.
    Pior, isto é uma coisa banalissima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "diversos" Explorer não têm a responsabilidade da MS para que tudo funcione a 100%, além disso há muita gente (eu trabalho com muitos...) que se algo muda no Windows ficam logo em stress e a protestar, porque mudam algo que estão habituados (ainda que a mudança seja para melhor).

      Na minha opinião o W11 é de longe o melhor SO após o W7. Nos PC que tenho inclusive num parco Surface Go 2 core m, corre super bem e leve, melhor ainda que o W10. Em alguns PC que tinha alguns problemas com gráfica múltipla e algum encravanço noutros, com o W11 desapareceram esses problemas.

      Eliminar
    2. Como é possível correr melhor que o w10? São praticamente o mesmo... O que faz "correr pior" são sempre os mesmos processos de scan/virus/instalações, de resto é sempre o mesmo.

      Eliminar
    3. Como praticamente o mesmo se a MS disse que mudaram muita coisa? Em todo o caso falo um W11 actualizado dum W10, portanto o que estava no W10 foi migrado.

      Eliminar
    4. E ainda assim não vai chegar após pés do Free Commander XE em recursos... isso a mais de 8 anos e nunca tive problemas, só melhora.

      Eliminar