2022/04/05

Notícias do dia

Amazon censura "sindicato" e "aumentos" na app de mensagens para funcionários; Elon Musk compra 9.2% do Twitter; Epic lança Unreal Engine 5; Apple WWDC 2022 de 6 a 10 de Junho em versão online; GitHub pode impedir segredos de serem publicados; e Uber investigada em Portugal por avaliação de passageiros.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Lexus com volante rectangular no seu primeiro eléctrico

A Lexus está prestes a lançar o seu primeiro modelo 100% eléctrico, e também vai optar por usar um volante rectangular como o que tanta polémica tem gerado nos novos Tesla Model S e Model X. Mas, pelo menos a Lexus anuncia desde logo que os clientes poderão escolher um volante circular mais tradicional, se assim o desejarem.

Ao contrário do que acontece nos Tesla, o volante rectangular no Lexus RZ 450e poderá ter melhor aceitação, pois espera-se que use uma plataforma idêntica ao do Toyota BZ4X, que será o primeiro automóvel no mercado a disponibilizar um volante by-wire, permitindo que o ângulo de viragem das rodas seja independente da acção mecânica do volante. Com isso, poderá virar mais rapidamente as rodas durante as manobras, evitando que seja preciso virar o volante mais de 90º para cada lado.

Google Maps com STOPs, semáforos e estimativa de portagens

O Google Maps vai passar a apresentar informação mais detalhada na navegação, incluindo a visualização de sinais STOP e de semáforos, assim como apresentar a estimativa do custo das portagens pelo caminho.

Não me parece que apresentar mais complexidade no mapa seja propriamente a melhor opção - tendo em conta que o condutor deverá manter os olhos na estrada - mas poderá facilitar na escolha de caminhos alternativos que permitam escapar a semáforos mais demorados.


UE aprova análise AI para raios-X

A UE aprovou o primeiro programa de análise autónoma de raios-X torácicos. O programa, ChestLink, é capaz de analisar estes raios-X e enviar relatórios automáticos para os pacientes em que não tenha sido detectado qualquer problema. As restantes imagens serão reencaminhadas para um radiologista, para que as analise da forma convencional.

O objectivo é que os radiologistas foquem o seu tempo e atenção nos casos em que tal é realmente necessário, evitando que percam tempo a analisar raios-X sem qualquer problema. O ChestLink já foi utilizado, de forma supervisionada, em programas piloto, tendo já analisado mais de 500 mil imagens de raios-X.


Apple prepara aumentos automáticos nas subscrições

Depois de ter incentivado a transição das compras para as subscrições, a Apple prepara a aceitação automática dos aumentos das mensalidades.

Se até agora a mudança de preço de uma subscrição no iOS pedia expressamente aos utilizadores que aceitassem, sendo cancelada no caso de não o fazerem, em breve a coisa poderá mudar de forma substancial, passando a ser aceite automaticamente a não ser que o utilizador a cancele expressamente. Em vez de um painel a pedir a aceitação, este novo sistema é meramente informativo, dizendo ao utilizador que o preço vai aumentar, e nem sequer oferecendo um botão directo para cancelar a subscrição.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um dos fundadores do Twitter foi Evan Williams, que também foi um dos criadores do Blogger (depois comprado pela Google) e do Medium.

2 comentários:

  1. é o que digo a Tesla é a nova Apple
    Metem porcarias nos carros e os outros fazem os mesmo.
    tragam de volta os botoes fisicos mais importantes (sem touch)

    ResponderEliminar