2022/04/08

Google facilita reparações com o iFixit

A Google também vai facilitar a reparação dos seus Pixel, fornecendo componentes através da iFixit.

Depois de anos a dificultar as reparações, as marcas começam finalmente a mostrar alguma sensibilidade para a reparação dos seus equipamentos, especialmente a nível da substituição de peças comuns pelos próprios utilizadores, como baterias, ecrãs e câmaras. Depois da Samsung, também a Google anuncia uma parceria com o iFixit que garantirá o acesso a componentes oficiais para os seus Pixel.

Embora seja uma medida extremamente positiva, não deverá ter grande efeito imediato para os portugueses, pois a Google diz que as peças ficarão disponíveis "nos países onde os Pixel são vendidos", o que deixaria Portugal de fora - incompreensivelmente, pois penalizaria (ainda mais) os clientes que se deram ao trabalho de arranjar forma de comprarem um Pixel.

Ainda assim, resta esperar que isto incentive outras marcas e fabricantes a darem mais atenção à questão das reparações e facilitarem o acesso aos componentes necessários. Além da Google e Samsung, também a Microsoft e a Valve estão a disponibilizar peças; se bem que se pode argumentar que esta "boa vontade" está apenas a tentar antecipar legislação do "direito à reparação" que está a ser preparada na UE e outros países, e que poderá fazer com que este tipo de coisa seja obrigatório e não opcional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)