2022/04/18

Microsoft prepara publicidade nos jogos Xbox gratuitos

A Microsoft está a preparar um novo programa para inclusão de publicidade nos jogos Xbox gratuitos.

Num futuro não muito distante, os jogadores poderão começar a ver publicidade nalguns jogos Xbox. Isto, se a MS realmente avançar com o seu novo programa publicitário para os jogos Xbox.

A ideia será disponibilizar espaço para publicidade nos jogos, em coisas como painéis publicitários em jogos de corridas, ou em posters colocados em ambientes virtuais. É algo que não é propriamente inovado, havendo vários jogos no passado que já exploraram essa vertente. A diferença é que desta vez o sistema se aplicaria a uma plataforma bem implantada no mercado.
Aparentemente, e escapando às polémicas actuais, a MS não cobraria qualquer comissão directa, com os lucros da publicidade a reverterem para os criadores dos jogos. Uma opção que parece revelar que o intuito principal seria atrair mais developers para a plataforma Xbox e disponibilizar mais jogos gratuitos, uma medida que tornaria a plataforma mais atractiva para os jogadores - o que acabaria por continuar a beneficiar a MS por via indirecta.

O grande dilema é encontrar um equilíbrio em que esta publicidade seja apresentada de forma visível mas que não se torne demasiado intrusiva. Algo que seria inaceitável num jogo comprado, e que poderá ajudar a explicar porque motivo a MS por agora opta por considerar a sua aplicação apenas aos jogos gratuitos, onde os jogadores terão maior tolerância a isso.

2 comentários:

  1. É incrível em como as grandes empresas encontram sempre novas formas facilíssimas de conseguir 'fabricar' dinheiro.

    ResponderEliminar
  2. Eu entendo que se o jogo é gratuito, e o developer quiser, pode colocar a pub que assim entender. Cabe ao jogador decidir se é tolerável ou não, e ao developer acartar com as consequências disso mesmo.

    As pessoas não podem é querer marisco ao preço do tremoço.

    Agora em jogos pagos, como a EA fez há uns meses, acho totalmente inaceitável.

    ResponderEliminar