2022/04/09

Nissan promete baterias de estado sólido para 2028

A Nissan continua a investir no desenvolvimento de baterias de estado sólido, e diz que deverá começar a aplicá-las em automóveis em 2028.

As baterias de estado sólido têm sido um dos grandes objectivos para permitir a evolução para uma nova era de veículos eléctricos, mas que tal como muitas outras promessas de melhorias das baterias, tem demorado a tornar-se uma realidade. A Nissan é uma das empresas que também tem investido no seu desenvolvimento, e agora marca uma data no calendário para a sua chegada ao mercado: 2028.

Por agora a Nissan está a criar uma fábrica protótipo onde validará o processo de produção das mesmas, enquanto vai estudando também a criação de baterias de estado sólido sem qualquer material raro. Esta fábrica deverá começar a produzir baterias em 2024, posteriormente esperando aumentar o volume de produção para níveis comerciais em 2028 - altura em que a Nissan estima que o custo destas baterias possa baixar para os $65 por kWh, tornando os veículos eléctricos mais competitivos que os veículos a combustão.

E, como não se pode olhar para os veículos eléctricos como unidades independentes, a Nissan também trabalha em sistemas de fornecimento bidireccional, que permitem que os carros possam fornecer energia à rede (e casas) quando for apropriado, em vez de se limitarem a puxar energia da rede.


2 comentários: