2022/04/06

Windows 11 com contacto visual melhorado - nos ARM

A MS está a melhorar as videoconferências no Windows 11, mas por agora apenas nas máquinas com chips ARM da Qualcomm.

Apesar das funcionalidades presentes no Microsoft Teams, a MS está a adicionar capacidades de melhoria das videochamadas directamente no Windows 11. Entre elas temos coisas como redução de ruído ambiente, enquadramento automático, desfocar a imagem de fundo, e contacto visual melhorado.

O "problema" é que por agora estas funcionalidades ficam limitadas às máquinas com chips da Qualcomm, estando preparadas para tirar partido dos NPUs destes chips.
A funcionalidade de contacto visual melhorado será a mais interessante, pois resolve o problema de ter a pessoa a olhar para o ecrã (e não para a câmara) e fazer com que esteja sempre numa orientação pouco natural. Usando a "magia" do processamento digital, este sistema consegue manipular os olhos de forma a que a pessoa pareça estar a olhar directamente para a outra.

Infelizmente, a dependência no NPU pode fazer com que seja complicado transpor estas funcionalidades para os PCs com chips Intel e AMD, apesar de terem potência superior e também terem GPUs à disposição que seguramente poderiam assistir neste processamento. Estará a MS a preparar-se já para um futuro em que o Windows estará mais ligado aos ARM do que aos CPUs tradicionais que têm sido usado nos PCs ao longo dos últimos 50 anos?

3 comentários:

  1. Esta é a tendência que se têm assistido desde que surgiram os SoCs. A Apple começou a recorrer à mesma técnica de ter hardware especializado para diferentes tipos de tarefas. A solução de usar GPU para uma chamada Teams como se de um jogo triple A se tratasse, vai contra a ideia de poder usar features num equipamento portátil e sem descréscimo de performance ou com peak no consumo energético. Devíamos questionar-nos era porque é que os tradicionais chips não estiveram a integrar estes componentes nos últimos anos, acabando por ficar para trás. A Apple tem conseguido incorporar features destas sem impacto de desempenho e ou consumo energético, porque aumento o hardware especializado com os novos chips M.

    ResponderEliminar
  2. Não acho correto. Isto é meio caminho andado para se anular a veracidade daquilo que poderá ser considerado a "realidade".

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/ja-se-podem-realizar-divorcios-e-escrituras-por-videoconferencia_a1396187

    ResponderEliminar
  3. Olha que no caso de alguns divórcio isso até é uma boa medida...

    ResponderEliminar