2022/05/09

AltStore prepara caminho para app store alternativa no iOS

Os responsáveis pela AltStore têm grandes ambições para se tornarem numa app store alternativa no iOS.

A AltStore foi criada em 2019, fazendo aquilo que se pensava ser impossível na plataforma da Apple: disponibilizar apps sem necessidade da autorização da Apple e sem passar pela App Store. Para o fazer, recorria a um engenhoso processo para disponibilizar as apps como apps de developer:
O método da AltStore consiste em fazer com que todos os utilizadores consigam ter acesso a apps como se fossem apps de teste desenvolvidas pelos próprios. Normalmente essas apps só têm uma validade de 7 dias, mas o processo encarrega-se de ir "refrescando" as apps de forma a prolongar a sua validade.
O processo é bastante complicado e não muito adequado para um utilizador comum, mas com as pressões a aumentarem sobre a Apple no sentido de abrir o acesso à plataforma, os criadores da AltStore estão esperançosos que a sua app store alternativa se possa tornar numa verdadeira app store de uso tão fácil quanto a App Store oficial da Apple.

Segundo as intenções do Digital Markets Act, empresas como a Apple terão que permitir a instalação de app stores alternativas e facilitar a instalação de apps sem passar pela App Store, para além de outras coisas como permitir a interoperação dos serviços de mensagens e videochamadas com outros serviços. E isso é algo que poderá entrar em vigor já em 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]