Temos um curioso projecto - AltStore - que pretende revolucionar o sistema iOS, disponibilizando uma app store alternativa que permite instalar todo o tipo de apps - sem que seja necessário fazer jailbreak.
Desde o início que a plataforma iOS tem estado fechada sobre si mesma, apenas sendo possível instalar apps através da App Store oficial da Apple. Ao contrário do que acontece no Android, onde é dada aos utilizadores a liberdade de permitirem instalação de fontes não oficiais, no iOS a única forma de o fazer era através do jailbreak do sistema, o que vinha acompanhado de toda a uma série de inconvenientes. Mas agora a AltStore propõe uma técnica original para contornar o problema e fazer chegar apps não oficiais ao iOS sem necessidade de jailbreak.
Há algumas formas de contornar a App Store, disponibilizadas pela própria Apple, usando métodos de distribuição pensados para empresas fazerem chegar apps internas aos seus colaboradores. Um método que o Facebook utilizou para manter a sua app VPN de "espionagem" de tráfego no iOS, assim como a própria Google. Só que esses métodos continuavam a estar dependentes da Apple, coisa que a AltStore diz ter conseguido evitar.
Apps installed this way normally expire after 7 days (unless you’re an Apple developer), but AltStore will automatically refresh them for you in the background whenever it’s on the same WiFi as AltServer.— Riles 🤷♂️ (@rileytestut) September 25, 2019
O método da AltStore consiste em fazer com que todos os utilizadores consigam ter acesso a apps como se fossem apps de teste desenvolvidas pelos próprios. Normalmente essas apps só têm uma validade de 7 dias, mas o processo encarrega-se de ir "refrescando" as apps de forma a prolongar a sua validade.
No entanto, a utilização da AltStore não é tão simples quanto a App Store, a começar pela necessidade de de instalar software num computador, que actuará como servidor para o envio das apps. A segunda parte, que poderá ser impeditiva para muitos, é que será necessário fornecer as credenciais da conta Apple, incluindo a password. Embora o developer por trás da AltStore, Riley Testut (o criador do emulador Gameboy GBA4iOS) diga que essa informação só é enviada para a Apple e disponibilize tudo como open-source, será sempre um factor de risco.
Por agora a AltStore dá acesso a uma app de gestão de clipboard chamada Clip, e ao seu novo emulador Nintendo, chamado Delta, que dá acesso a vários clássicos da marca nipónica (da NES, SNES, Game Boy, Game Boy Advance, e Nintendo 64). Mas, se a Apple não encontrar forma de bloquear este método de contornar a App Store - e ele diz que isso será bastante complicado, a não ser que no processo também feche a porta a todos os developers legítimos - é de esperar que rapidamente surja todo um universo de apps iOS que vão para além das restrições que a Apple impõe na sua loja.
Um caso a seguir atentamente! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)