2022/05/01

Android 13 vai ter "back" mais inteligente

Para o próximo Android 13 a Google promete um botão de back capaz de adivinhar aquilo que o utilizador quer fazer.

Apreciado por uns, detestado por outros, o botão de "back" no Android nunca foi muito consensual. O mesmo botão pode fazer com que o utilizadore regresse a um menu anterior, mas também fazer com que recue numa página, ou também atirá-lo para o ecrã principal, dependendo da app e local em que estiver - coisas que muitos criticam, especialmente quando comparado com o iOS, que sempre apostou apenas na utilização do botão de regresso ao ecrã principal.

De certa forma reconhecendo que é preciso melhorar o sistema, a Google diz que o Android 13 vai contar com um sistema de back predictivo, capaz de "adivinhar" as intenções do utilizador.

Quanto a mim, parece-me que não há sistema de previsão que possa resolver os problemas do back. Basta imaginar o caso de estar dentro de um browser: fazemos back, como será possível que qualquer sistema determine se queremos fazer back "da app", ou back "da página"? Mas, depois de mais de uma década agarrado ao back, parece que a Google está mais interessada em continuar a insistir nisso, com mais complexidade que provavelmente só vai resultar em ainda mais confusão, do que reconhecer que se calhar até se pode viver bem sem ele, tal como o iOS tem feito desde sempre.

2 comentários:

  1. Em que situações é que o botão "atrás" pode ser mau?

    Sempre tenho tido uma apreciação bastante positiva da sua função.
    O que me estará a escapar...? 🙄

    ResponderEliminar
  2. A unica coisa q me estás a fazer confusão é ele agora estar num gesto (arrastar do lado esquerdo para o centro), e em algums cenários isso dá asneira, por exemplo se tiveres numa aplicação a sublinhar um PDF ou um screenshot, facilmente pode-te calhar um sair da App e perderes tudo o q tinhas sublinhado até então!! :D

    ResponderEliminar