2022/05/12

Astrónomos tiram foto do buraco negro no centro da Via Láctea

Astrónomos do projecto Event Horizon Telescope (EHT) revelaram a primeira foto do super buraco negro no centro da nossa própria galáxia, a Via Láctea.

Depois de em 2019 ter sido revelada a primeira foto de um buraco negro, chega agora a primeira foto do "nosso" buraco negro, o Sagittarius A* / Sgr A*, o buraco negro supermassivo que está no centro da nossa galáxia.

Ao contrário do Messier 87 / M87 que está localizado a 55 milhões de anos-luz da Terra, o Sgr A* fica a apenas 26 mil anos-luz, estimando-se que tenha cerca de 4 milhões de vezes a massa do nosso Sol (nada de muitos impressionante comparado com os maiores). Embora há muito se suspeitasse da presença de um super buraco negro no centro da galáxia, com base nos movimentos dos elementos em seu redor, agora fica-se com a confirmação visual, que comprova que efectivamente se trata de um buraco negro, com a sua imagem característica de um centro escuro rodeado de um halo luminoso.
Embora os buracos-negros, pela sua própria definição, sejam invisíveis (a sua gravidade é tal que nem a luz consegue escapar), criam um halo luminoso em redor, devido à aceleração de gás e poeiras que vão sendo atraídos para si, sendo isso que é revelado nas fotos.

Uma vez mais, esta imagem só se tornou possível devido a um trabalho monumental, utilizando rádio-telescópios espalhados por todo o planeta a trabalhar em conjunto. E apesar de estar muito mais próximo que o M87, é também bastante menos luminoso - com a complicação adicional do material em seu redor girar a tais velocidades que as medições variavam de minuto a minuto; e de ter muitos mais "obstáculos" na linha de visão.

Dificuldades que apenas tornam o resultado mais impressionantes, calculado com base em 3.5 petabytes de dados recolhidos - que tiveram que ser transferidos enviando fisicamente centenas de discos rígidos, já que não seria viável enviar tudo isso através da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)