2022/05/01

Center Cam centra a câmara para video-conferências com olhos nos olhos

A Center Cam resolve o problema do olhar desviado nas videochamadas usando uma solução bastante low-tech.

A pandemia Covid-19 promoveu a utilização das video-chamadas e video-conferências de uma forma sem precedentes, e com isso tornaram-se também mais notórias algumas das falhas destes sistemas, como o facto de que olhar dos intervenientes está sempre ligeiramente desfasado, pois estão a olhar para o ecrã e não para a câmara.

Esta Center Cam resolve esse problema fisicamente, tratando-se de uma câmara com um longo suporte flexível que permite que a mesma possa ser colocada perto do centro do ecrã.
O resultado final é que a outra pessoa vê-nos tal como se estivéssemos a olhar para o seu rosto, resultando numa interacção mais natural.

O ponto negativo é que isto faz com que a câmara se torne mais intrusiva, ao estar sobre o ecrã, e não resolve o problema de quem já utiliza webcams ou câmaras dispendiosas e não quer usar (mais uma) câmara só para este efeito. Sendo que, é preciso relembrar que vários serviços já estão a resolver isto usando um pouco de processamento de imagem, para manipular os olhos dos utilizadores de modo a que aparentem olhar directamente em frente e obtendo um efeito semelhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)