2022/05/01

Reflector solar para pátios à sombra

Este projecto mostra-nos uma solução prática e eficaz para levar luz a recantos mais ensombrados.

Quem tiver pátios ou janelas viradas para nascente, sabe que isso também significa que serão os primeiros a ficar sem luz à medida que sol vai baixando no horizonte. Mas, em vez de recorrerem a iluminação eléctrica para garantirem a luminosidade desejada, podemos optar por uma solução mais ecológica e com custo energético nulo. Para isso, bastará reaproveitar a própria luz solar.

A forma como isso é feito é a mais simples possível: usando espelhos. Neste caso, milhares de pequenos espelhos, que foram colados na parte exterior de uma antena parabólica reciclada, para proporcionar uma superfície convexa. Ter atenção para não colar ou orientar os espelhos do lado côncavo, senão acabam com um concentrador solar que - apesar de poder ser interessante para outros projectos, poderá resultar em queimaduras, e não é aquilo que se pretende aqui. Desta forma, teremos uma superfície espelhada que poderá espalhar a luz do sol por uma vasta área.
As vantagens: o sistema gasta zero energia e proporciona uma iluminação simultaneamente funcional e decorativa, podendo adicionar-se mais reflectores para aumentar a luminosidade ou expandir a área, e sendo praticamente livre de manutenção (além de ocasionalmente dar uma lavadela nos espelhos para garantir a máxima eficácia). Como desvantagens, o sistema apenas funcionará se houver luz solar, pelo que não servirá de muito nos dias mais encobertos; mas nesses dias já seria obrigatório recorrer a iluminação artificial de qualquer forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)