2022/05/18

Criador do Pebble pede um Android de tamanho compacto

Os smartphones cresceram imensamente na última década, mas há quem apele aos fabricantes para não abandonarem os smartphones de tamanho mais compacto.

Em tempos idos, tínhamos pessoas como Steve Jobs a assegurar que o iPhone com ecrã de 3.5" tinha o "tamanho perfeito", mas nem assim conseguindo evitar que também os iPhones fossem crescendo ao longo dos anos, actualmente culminando num ecrã do 6.68" no iPhone 13 Pro Max. Nos Android, também se torna difícil encontrar modelos de gama alta com ecrãs inferiores a 6", e isso fez com que Eric Migicovsky decidisse partilhar a sua frustração publicamente, esperando conseguir resolver o problema.

Eric Migicovsky foi o criador dos populares Pebble, e também ele se vê na situação de não encontrar um smartphone com um tamanho "compacto" - onde por compacto se refere a um smartphone com ecrã inferior a 6".


Em vez de se limitar a queixar, criou o site Small Android Phone onde espera juntar todos os que desejam um smartphone Android pequeno, esperando que se possa tornar realidade.

Os pontos principais seriam ter um tamanho sub-6", idêntico ao do iPhone 13 Mini (tamanho que a Apple se prepara para abandonar por não ter tido o sucesso que esperava), com câmaras decentes e sistema Android sem modificações. Nas características encontramos coisas como: ecrã OLED de 5.4" com margens reduzidas, Snapdragon 8, câmaras pelo menos equivalentes às do Pixel 5, 8 GB de RAM, 128/256 GB, NFC, e autonomia para pelo menos 4 horas de utilização activa com ecrã ligado. Nas coisas opcionais mas que gostaria de ter: sensor de impressões digitais no botão de power, botão de mute físico, carregamento wireless, eSIM, e resistência IP68. Isto, para um preço alvo de $700 a $800.

Tecnicamente não há nada de impeditivo nesta lista de desejos, e já há mais de 10 mil pessoas que dizem estar igualmente interessadas num modelo assim. Agora, é só esperar para ver se estes desejos se tornam realidade.


4 comentários:

  1. Isso é tudo muito bonito, mas não é isso que o mercado pede. E quando tem mesmo sem pedir, não compra (iphone 13 mini por exemplo).

    Eu não gosto de andar com uma telha no bolso, mas não vou esperar que algum fabricante me faça a vontade só porque sim.

    ResponderEliminar
  2. Por isso é que gosto do meu Mi mix 2s, ecran aceitavel mantendo o tamanho exterior compacto para o ecran,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que a pessoa que iniciou isto tudo ache que o Mi Mix 2 tem um tamanho aceitável. Porque se assim fosse, um S22 que é mais pequeno, serviria.

      Eliminar
  3. Tenho o OnePlus 5 que ganhei aqui no Aberto até de madrugada e aproveito para dizer que, se o tamanho do telemóvel fosse menor, por mim seria muito melhor. (menos 3 cm de altura, seria perfeito)

    ResponderEliminar