2022/05/22

Falha nos Hyundai Ioniq 5 e Kia EV6 pode destravá-los no estacionamento

A Hyundai e Kia estão têm que corrigir uma falha que afecta os Ioniq 5 e Kia EV6, e que pode pô-los em risco enquanto estão estacionados.

O problema afecta os veículos com a plataforma E-GMP, que inclui os Hyundai Ioniq 5 e Kia EV6, e tem a ver com o sistema do travão de estacionamento. Se existir uma variação na tensão enquanto o carro está estacionado e desligado, o sistema de controlo pode inadvertidamente desactivar a lingueta de bloqueio da transmissão, responsável por imobilizar o carro, e possibilitando que o carro descaia se estiver numa superfície desnivelada.

Já foram feitas pelo menos quatro queixas de condutores relativamente a este problema, que afecta um total de 9014 Kia EV6 e 10729 Hyundai Ioniq 5. Até que a situação seja corrigida, a recomendação é a de que os utilizadores activem manualmente o travão de estacionamento em vez de apenas desligarem o carro e confiar no sistema da transmissão.

Interrogo-me porque motivo o próprio carro não activa automaticamente os travões quando é desligado e detecta a saída do condutor. E, curiosamente, também a Tesla sofreu de problema idêntico em 2017, tendo que recolher 53 mil Model S e Model X.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)