2022/05/04

Fios de telefone podem aguentar 10 Gbps

Investigadores dizem que os velhos cabos telefónicos poderão suportar velocidades de até 10 Gbps, dispensando a necessidade de fibra óptica em muitos locais.

Ao longo dos anos temos visto a capacidade dos cabos aumentar drasticamente, muito para além dos limites que em tempos se pensavam ser insuperáveis. Tempos houve em que os modems de 56 Kbaud pareciam ter chegado ao limite do que se podia ter em linhas telefónicas analógicas, com os 64 Kbps das linhas digitais RDIS a parecerem uma pista de alta-velocidade (especialmente quando se usavam duas em paralelo para atingir uns inacreditáveis 128 Kbps). Mas agora, chegamos a um ponto em que estes cabos poderão até envergonhar a fibra óptica.

Investigadores dizem que será possível utilizar os cabos telefónicos para comunicações de 10 Gbps. São velocidades que superam, em muito, o 1 Gbps que normalmente é disponibilizado via fibra nas ligações residenciais.
Embora, obviamente, a fibra tenha capacidade que exceda os 10 Gbps (se assim se desejasse), o principal atractivo desta proposta é a de permitir aumentar as velocidades em locais onde não seja economicamente viável trocar a infraestrutura de cobre por fibra.

Embora em condições de laboratórios os investigadores refiram que até será possível superar os 10 Gbps nos cabos telefónicos, em situações de aplicação no terreno será mais realista esperar que se possam atingir velocidades de 3 Gbps, o que ainda assim seria mais que suficiente para uma ligação ultra-veloz. Basta relembrar que cá em Portugal ainda poucos operadores disponibilizam velocidades de 1 Gbps em fibra, embora nalguns países europeus já se vejam operadores a propor ligações de 5 Gbps em fibra.

3 comentários:

  1. Os canais telefónicos de uma linha digital RDIS (2 canais de 64 kbps + 1 canal de 16 kbps) eram todos suportados em um só par de fios de cobre, o mesmo que era usado na transmissão analógica a 56 kbaud, assim como na conversação. O mesmo se passa com o atual ADSL, que usa o mesmo par de fios de cobre em sobreposição à conversação.

    A notícia original não faz referência à distância que os 10 Gbps conseguem atingir, antes de a linha funcionar como antena emissora de rádio, e devia. Os 10 Gbps atingem 100 metros? 10? 1? O vulgar ADSL, por si só, já obriga as empresas de telecomunicações a encherem os passeios das ruas das cidades com armários cheios de equipamento que restaure os sinais digitais, por este mesmo motivo.

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ver até que ponto as zonas interiores rurais poderão ser beneficiadas com esses avanços.

    1 Gbit já seria suficiente.

    ResponderEliminar
  3. Pois, mas deve precisar de um regenerador de sinal a cada metro...

    ResponderEliminar