2022/05/08

Google lança Roboto Flex - tipo de letra parametrizável

A Google tem uma nova variante do seu tipo de letra Roboto - o Roboto Flex - que é totalmente dinâmico e parametrizável.

A Google criou o Roboto com o objectivo de ser legível em smartphones, mas agora dá um novo passo com o Roboto Flex, que dá total liberdade para ajustar este tipo de letra de modo a que se adeque a todas as necessidades.

Normalmente, nos tipos de letra, temos o tipo de letra "normal", e depois as variantes em bold, italic, e bold italic. Mas, no Roboto Flex, temos 12 parâmetros que podem ser ajustados, afectando até os mais pequenos detalhes do tipo de letra, como a sua grossura em cada um dos eixos, ou os prolongamentos para cima e para baixo.
O resultado não só permite ajustar o tipo de letra ao objectivo pretendido, sem necessidade de recorrer a tipos de letra adicionais, como também permite uma transição bastante mais natural e suave no ajuste do seu tamanho - facilitando a sua utilização em aplicações dinâmicas onde seja necessário ajustar o tamanho da letra a diferentes tamanhos ou formatos de ecrã.

O Roboto Flex já está disponível para uso gratuito através do Google Fonts.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)