2022/05/24

Google Street View celebra 15 anos com viagens no tempo e nova câmara

O Street View já tem 15 anos, e a Google mostra-nos a sua mais recente câmara, assim como a possibilidade viajar no tempo além do espaço.

O projecto louco de nos deixar visitar virtualmente qualquer local do planeta passou da ficção científica para a realidade, sendo que actualmente as novas gerações consideram perfeitamente banal poderem ver uma estrada ou caminho do outro lado do planeta, como se estivessem lá. Mas, além de nos deixar viajar espacialmente, o Street View vai também fazer chegar ao Android e iOS a possibilidade de se viajar no tempo, escolhendo capturas anteriores do Street View, e assim permitindo comparar a evolução dos locais.

Mas as novidades não se ficam por aqui, a Google também nos mostra a sua mais recente câmara Street View. Uma câmara mais compacta e com design modular, permitindo a instalação de coisas como LIDAR, quando necessário. Esta câmara pode ser usada em carros ou outros veículos, sem necessidade de grandes adaptações, ou até em mochilas; dispensando a necessidade de usar câmaras diferentes do Street View para cada tipo de captura, sendo controlada unicamente através de um smartphone em vez de necessitar de hardware especial.


Um tamanho compacto que nos faz pensar se não estaremos mesmo prestes a entrar naquela era em que todos os carros terão câmaras destas (ou equivalentes), com todos eles a captarem imagens simultaneamente, o que permitiria ter um registo incrivelmente detalhado e completo do mundo a cada instante - permitindo ver qualquer local, a qualquer momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)