2022/05/03

Meta prepara 4 óculos VR/AR até 2024

A Meta (ex-Facebook) prepara quatro novos óculos para os próximos anos, apostando tanto nos modelos mais dispendiosos como nos mais económicos.

Não é segredo que a Meta quer estar na linha da frente da era da realidade virtual e realidade aumentada (intenções reveladas com a compra da Oculus e a forte aposta nesse sector). Mas para isso é preciso ter óculos que possibilitem a entrada nesses mundos, e a Meta está a trabalhar nisso.

Já este ano deveremos ficar a conhecer os óculos com nome de código Project Cambria, que deverão ser posicionados acima dos actuais Quest VR. Estes óculos deverão oferecer uma experiência de alta-qualidade, com ecrãs com resolução suficiente para que se possam ler emails facilmente num ambiente virtual (a maioria dos óculos actuais tem resolução insuficiente para isso). Por outro lado, estes óculos deverão custar 800 dólares ou mais, o que os irá manter afastados da maioria dos utilizadores. Estes óculos deverão funcionar de forma independente, ter eye tracking, e também permitir modo de realidade aumentada usando câmaras para apresentar o mundo exterior (dispensando a complexidade de ecrãs transparentes).
O objectivo destes óculos deverá ser mostrar aquilo que se poderá ter numa experiência VR de alta-qualidade, mas teremos também modelos mais económicos, com os óculos com nome de código Stinson e Cardiff, que serão os sucessores dos actuais Quest, e também uns modelos que prometem ser de baixo custo, designados Hypernova.

Para 2024 a Meta deverá revelar os seus óculos Nazare, que deverão dar uso a sistema de ecrãs transparentes para uma experiência de realidade aumentada tal como os consumidores a imaginam, e que até poderá contar com sistema de interacção por pensamentos, através de uma bracelete no pulso. No entanto, não é referido qualquer preço para estes.

O que é garantido é que, com estes óculos da Meta, e os que se esperam que cheguem do lado da Apple, o sector VR/AR vai estar em alta durante os próximos anos. Falta saber é se será uma transformação duradoura, ou se será uma moda passageira.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)