2022/05/03

Verbatim lança SSD só de escrita

A Verbatim tem um novo SSD portátil externo que apenas permite escrever dados uma única vez.

Não precisam de ir verificar a data, não é 1 de Abril. Ainda assim a Verbatim apresenta-nos um SSD portátil que só pode ser escrito uma vez, com o objectivo de manter os dados protegidos, ao estilho dos velhos CD-ROM de outros tempos.

O Verbatim SWOVA128G vem com uma capacidade de 128 GB e garantia de 10 anos, com velocidades de escrita de 128 MB/s e leitura a 540 MB/s; com a marca a assegurar que os dados se manterão acessíveis por um mínimo de 10 anos, ou até mais se o SSD for guardado em condições ideais.
O único problema é que, em vez deste SSD utilizar realmente memórias Flash com capacidade para serem escritas apenas uma vez, na verdade parece que a Verbatim está a usar um SSD perfeitamente normal e depois fazer a limitação das escritas através do firmware. Algo que é denunciado por um longa lista de "asteriscos" em que a empresa refere que o SSD não é concebido para resistir a hackers mas sim para impedir que utilizadores comuns consigam eliminar ou alterar os dados.

Se é esse o caso, então mais valia apresentarem-no como SSD "seguro", que funcionasse em modo de escrita mas disponibilizasse uma forma de um utilizador comum poder limpá-lo ou modificá-lo através da introdução de uma password, para permitir uma mais fácil reutililzação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)