2022/05/27

Microsoft confirma dongle Xbox para jogos na cloud

Em breve será possível jogar jogos Xbox na TV da sala sem necessidade de uma Xbox, apenas com um dongle de baixo custo para acesso ao Xbox Cloud Gaming.

A Microsoft prepara-se para facilitar e expandir o acesso aos jogos Xbox, tirando partido do investimento feito na tecnologia de streaming de jogos Xbox Cloud Gaming (anteriormente xCloud). Actualmente, isso já permite que se possa jogar via streaming em PCs, smartphones, tablets, e até em consolas Xbox (o que não é tão estranho quanto possa parecer, como abordaremos já à frente), mas em breve será possível fazê-lo em qualquer TV com a chegada de um dongle que por agora tem nome de código "Keystone".

Uma vez que o acesso ao streaming de jogos está associado à subscrição Xbox Game Pass, que funciona como uma "Netflix de jogos", dando acesso a centenas de jogos mediante uma mensalidade, a MS poderá disponibilizar o dongle a preço bastante reduzido, ou até oferecê-lo em troca de uma subscrição por determinado período; e com isso, abrir o mundo dos jogos Xbox a muitas mais pessoas que não estavam dispostas a fazer o investimento inicial numa consola. E isto sem invalidar que a MS também faça parcerias com os principais fabricantes, de modo a disponibilizar este acesso integrado directamente nas Smart TVs.

O serviço de jogos via streaming Xbox Cloud Gaming funciona bastante bem, e acaba por se revelar bastante útil até para quem tem uma Xbox. É que acaba por ser a solução perfeita para experimentar jogos sem necessidade de os instalar (o que é uma grande vantagem quando se fala de jogos de 50 ou 60 GB); como também é uma excelente opção para jogar ocasionalmente jogos que gostamos mas que não jogamos com frequência que justifique a sua instalação. Por exemplo, por vezes gosto de dar umas voltas no Flight Simulator (recentemente para experimentar o novo pack Top Gun: Maverick), mas não ao ponto de o querer a ocupar mais de 120 GB de espaço ocupado na consola. Assim, basta escolher o jogo via cloud, e está sempre acessível, sem preocupações com o espaço ocupado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)