2022/05/27

Automóveis autónomos facilmente enganados por bicicletas e cones

Investigadores demonstraram que os sistemas de condução autónoma podem ser facilmente enganados para causarem o caos nas estradas.

Como se não bastassem as muitas falhas que os sistemas de condução pseudo-autónomos ainda têm, há investigadores que se têm "divertido" a tentar baralhá-los ainda mais - com a agravante de que não é assim tão difícil conseguir fazê-lo.

Na verdade, é extremamente fácil enganar sistemas autónomos de modo a fazer com que os carros fiquem numa espécie de "ataque DDoS", em que ficam parados na estrada, meramente através do posicionamento de bicicletas estacionadas perto de um cruzamento (ou meras imagens das mesmas), ou de cones, ou de outros objectos.

No vídeo que se segue, vemos como o simples posicionamento de duas bicicletas (que podiam ser bicicletas de cartão) num cruzamento, faz com que um carro autónomo fique bloqueado num sinal STOP, à espera que as bicicletas avancem.


O mesmo efeito também foi conseguido com cones, sendo coisas que tanto poderiam acontecer por mero acaso (resultantes de obras, ou de veículos avariados) ou feitos de forma deliberada para baralhar o tráfego em pontos críticos e gerar um enorme congestionamento.

Talvez seja por isso que o Autopilot da Tesla opte por ignorar certas coisas na estrada, com a empresa a preferir despedir o engenheiro que revelou essa falha.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)