2022/05/21

MS desliga telemetria no Android do Windows 11

A Microsoft revelou uma inesperada preocupação com a privacidade, desactivando a recolha de dados da utilização do subsistema Android no Windows.

A MS, que tanto fã é da recolha de dados, anunciou que na mais recente actualização passou a desactivar o envio de dados do Windows Subsystem for Android do Windows 11. Uma recolha de dados de diagnóstico que a MS continua a dizer que é importante, e que recomenda que os utilizadores activem de forma voluntária, para a melhoria do serviço.

Esta actualização (version 2204.40000.15.0) vem com melhorias a nível de desempenho e estabilidade, correcções para apps Android em full-screen e para barra de tarefas do Windows em auto-hide, melhoria nas notificações de apps Android apresentadas como notificações Windows, e suporte melhorado para vídeo VP8 e VP9 com suporte por hardware, entre outras coisas.

A parte mais caricata é ver a MS preocupada com a recolha de dados de telemetria no subsistema Android, quando no próprio Windows não disponibiliza qualquer forma para desactivar a recolha desses mesmos dados. No Windows os utilizadores podem apenas optar por enviar "muitos dados" ou enviar "menos dados"; tendo que optar por soluções não oficiais no caso de não quererem enviar quaisquer dados. Esperemos que esta preocupação que levou à desactivação do envio de dados no subsistema Android em breve se possa expandir ao Windows, dando idêntica opção de escolha aos utilizadores, começando pela parte de vir desactivada de origem e ficar dependente da escolha voluntário de cada utilizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)